Por Laura Gomes, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae/ES.
As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023 estão abertas até o dia 31 de julho. Empreendedoras de todo o Espírito Santo têm a oportunidade de se inscrever, gratuitamente, para concorrer a esse reconhecimento que destaca histórias inspiradoras de mulheres à frente de seus próprios negócios. Além de reconhecer o trabalho das empreendedoras, a iniciativa também tem como objetivo inspirar outras mulheres a investir em seus sonhos e acreditar em seu potencial empreendedor.
“O Prêmio Mulher de Negócios possui uma importância enorme para o mercado. No ano passado, tivemos uma finalista capixaba na etapa nacional e este ano as expectativas são ótimas”, ressalta a analista do Sebrae/ES Andrea Gama.
Como participar
Estão aptas a participar do prêmio mulheres maiores de 18 anos que sejam proprietárias de pequenas empresas com CNPJ – Empresa de Pequeno Porte (EPP), Microempresas (ME) e Microempreendedoras Individuais (MEI). Além disso, produtoras rurais também são elegíveis, desde que possuam inscrição estadual de produtor com Número do Imóvel Rural na Receita Federal (Nirf), Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou que explorem atividade pesqueira e tenham registro no Ministério da Pesca.
O processo de inscrição é simples e gratuito. As interessadas podem se inscrever no site https://bit.ly/PremioMulherdeNegocios_Sebrae em uma das três categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio e Produtora Rural. O regulamento pode ser consultado aqui
Etapas da premiação
A etapa estadual ocorrerá entre agosto e outubro, selecionando até três candidatas por estado, incluindo o Distrito Federal, com uma representante por categoria. Em seguida, as candidatas avançarão para a etapa regional, em que um júri escolherá apenas uma participante por categoria em cada região para disputar a Etapa Nacional.
Serão nove vencedoras nacionais: ouro, prata e bronze nas três categorias da premiação. As ganhadoras do troféu ouro também serão premiadas com participação em missão técnica nacional para capacitação; um celular de última geração, com câmera e capacidade de edição de vídeos e fotos; e participação no curso Sebrae UpDigital.
As premiadas com o troféu prata levarão ainda uma participação em missão técnica nacional para capacitação e um celular. No troféu bronze, as premiadas ganharão também a participação em missão técnica nacional para capacitação e um tablet.
Case de sucesso
Fabiani Reinholz, da empresa Reinholz Chocolates, é um exemplo inspirador para as empreendedoras que desejam participar do prêmio. Em 2022, Fabiani foi uma das cinco finalistas na categoria Produtora Rural e acabou sendo a grande vencedora na etapa regional, representando os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
“Ter participado do prêmio Mulher de Negócios foi muito gratificante porque mostra que estamos no caminho certo. Temos feito um trabalho com muita dedicação e carinho, e ver o resultado disso numa premiação com tanto peso foi muito especial”, contou a vencedora regional da última edição.

O grande dia e o poder da diversidade
A cerimônia de premiação será realizada presencialmente em Brasília (DF), na etapa final, em novembro. E o Sebrae se responsabilizará pela viabilização da presença das finalistas no evento.
O reconhecimento por meio do prêmio ressalta que as mulheres estão ocupando cada vez mais os espaços e trazendo para o mercado diversidade, competência e paixão pelo trabalho. Não importa em qual setor ou em qual estágio está o negócio, a participação e reconhecimento incentivam outras mulheres que já empreendem ou querem iniciar seu próprio negócio.