Por Laura Gomes, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae-ES.
Com os recordes de 1 milhão de usuários em uma hora e 30 milhões em menos de 24h, o Threads, nova rede social do grupo Meta, foi lançado esta semana prometendo rivalizar com o Twitter e gerando expectativas no cenário tecnológico. Com recursos exclusivos e uma abordagem centrada em relacionamentos próximos, o Threads chega com a promessa de ser uma rede de microblog voltada para conexões mais significativas.
Em seus primeiros dias de funcionamento, os usuários estão buscando entender as características do Threads que tornam a rede única (assim como cada plataforma tem sua “personalidade”, a exemplo do Instagram, Facebook, TikTok e Twitter, por exemplo). E apesar da alta adesão, ainda não é possível afirmar se a nova rede de Mark Zuckerberg terá potencial para substituir o Twitter – que vem colecionando insatisfações de seus usuários após a aquisição por Elon Musk.
“A grande questão é que essencialmente o Threads passa por uma limpa, se tornando mais fácil de usar. Mas isso não é o suficiente para reter o público que já está em outras redes que foram lançadas nesse sentido. Por isso o grande destaque acaba sendo a questão da adesão automática, que pode ser o diferencial essencial para o sucesso da nova rede da Meta”, destacou o empreendedor, especialista em inovação e CEO da Wis, Léo Carrareto.
Segredo do sucesso
Uma das estratégias utilizadas pelos criadores da nova rede foi a conexão direta com o Instagram, que já possui um público consolidado e diversas formas de interação. Quem tem Instagram e pretende criar um perfil no Threads, basta baixar o aplicativo e utilizar o mesmo login, aproveitando inclusive foto de perfil, bio e perfis seguidos.
Para a coordenadora de conteúdo da Buzz.me, Ianna Ribeiro, esse foi o caminho perfeito para o alcance tão rápido da plataforma.
“Quem chega ao Threads já conta com a audiência que construiu no Instagram. Ou seja, a construção de uma audiência por lá não será uma tarefa tão árdua”, ressalta.
O destaque também é a forma pensada para atrair o público. Semelhante à rede vizinha, Twitter, o Threads apresenta ferramentas que podem suprir a necessidade dos usuários do Instagram. O “dois em um” foi o que, de fato, elevou o patamar do seu lançamento.
“Essa interligação utilizada pela equipe foi um sucesso.Também é um salto que a Meta já tinha anunciado esse ano e que seria um momento de eficiência para a empresa. Por isso eles estão criando produtos mais de visão imediata e resultados maiores”, ressaltou Carrareto.
Impacto da rede para as marcas
Cada vez mais se destacam no mercado as empresas que fazem de seus clientes, pessoas próximas. O relacionamento vem em primeiro lugar, antes até mesmo das vendas. E é por isso que o surgimento de mais uma rede social impacta no mercado. É necessário que haja planejamento e atenção para avançar juntamente com a tecnologia e atender as necessidades dos negócios.
“O Threads pode ser uma ótima ferramenta para criação de comunidade e senso de pertencimento. É um bom canal para as empresas interagirem com os seus clientes e estabelecerem uma relação de confiança, é um bom lugar para pesquisas sobre as necessidades e interesses dos consumidores, por meio de enquetes, por exemplo”, diz Ianna.
Veio para ficar?
A concorrência no mercado das redes sociais está se intensificando e o sucesso do Threads dependerá de sua capacidade de conquistar e reter usuários em busca de conexões reais. Por isso ainda existem desafios para definir se a plataforma conseguirá se destacar e se tornar uma referência no cenário do mundo digital.