WhitepaperDocs
    Facebook Instagram LinkedIn
    Instagram LinkedIn WhatsApp
    WhitepaperDocsWhitepaperDocs
    • Home
    • Inovação
    • Colaboração
    • Diversidade
    • Empreendedorismo
    • WhitePapers
    • Outros temas
      • Tendências
      • Novas
      • Artigos
      • Entrevistas
      • Editorial
      • Sobre Nós
    WhitepaperDocs
    Início » Pesquisa revela que jovens brasileiros estão consumindo menos álcool
    Tendências

    Pesquisa revela que jovens brasileiros estão consumindo menos álcool

    Pela primeira vez, o índice de jovens que consomem bebidas alcoólicas não é o maior entre as faixas de idade. Dados mostram que a faixa de 18 a 24 anos consumiu cerca de 2% menos álcool no primeiro trimestre de 2023, comparado ao mesmo período de 2022
    Por Redação WHPPR14 de setembro de 2023Leitura de 3 minutos
    Facebook LinkedIn WhatsApp
    Imagem ilustrativa: Jovens contemplando o pôr do sol
    Comp.
    Facebook LinkedIn WhatsApp

    Por Karol Costa, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae/ES

    Diversos estudos realizados ao redor do mundo nos últimos anos mostram uma tendência: a atual geração de jovens consome menos bebidas alcoólicas do que as gerações anteriores. No Brasil, o resultado não foi diferente. Uma pesquisa realizada de janeiro a abril de 2023 ouviu 9 mil brasileiros sobre vários fatores de risco para doenças crônicas, entre os quais o consumo de álcool.

    Segundo o relatório Covitel 2023 (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em tempos de pandemia), desenvolvido pela Vital Strategies e pela Universidade Federal de Pelotas, com financiamento da Umane, 8,1% dos jovens de 18 a 24 anos entrevistados afirmaram consumir álcool regularmente. Em 2022, essa porcentagem foi de 10,5%, enquanto no período pré-pandemia o índice era de 10,7% – em ambas as ocasiões, os percentuais foram os maiores entre todas as faixas de idade.

    Álcool por faixa etária – Consumo regular de álcool, dados por idades % que consumia álcool regularmente – 3 vezes ou mais por semana

    Este é o primeiro ano que essa faixa etária não representa a maior consumidora de bebida alcoólica. Dessa vez, são pessoas entre 45 e 54 anos que estão bebendo mais que os jovens. No artigo “Why are young people drinking less than their parents’ generation did?”, para o site de notícias acadêmicas The Conversation, pesquisadores da Universidade La Trobe, na Austrália, da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, e da Universidade de Estocolmo, na Suécia, explicam o porquê dessa tendência.

    “Ser jovem num país desenvolvido hoje é muito diferente em comparação com as gerações anteriores. Das mudanças climáticas ao planejamento de carreira e a compra de uma casa, indivíduos dessa faixa etária sabem que o futuro é incerto. Com isso, muitos jovens pensam sobre o futuro de maneiras que as gerações passadas não precisavam. Eles tentam ganhar um senso de controle sobre a vida e assegurar o futuro que eles tanto aspiram”, declaram.

    “Agora, os jovens sentem a pressão de se apresentarem como responsáveis e independentes cada vez mais cedo, e alguns temem que beber leve à intoxicação e à perda de controle, o que poderia atrapalhar os planos sobre o futuro. Essa ênfase no amanhã significa que esses indivíduos limitam o tempo gasto com festas e bebedeiras”, concluem os autores.

    A redução na quantidade e frequência de consumo de álcool provocou mudanças na indústria de bebidas, que aumentou as opções sem álcool ou com baixo teor alcoólico. A historiadora Deborah Toner, professora da Universidade de Leicester, no Reino Unido, em entrevista para a BBC News Brasil, observou que “há 10 anos, era bem difícil encontrar vinhos, cervejas ou outras bebidas zero álcool em bares, pubs, restaurantes e supermercados. Mas esse mercado se expandiu enormemente nos últimos anos”.

    Apesar dos números mostrarem que os jovens estão consumindo menos bebidas alcoólicas, profissionais do ramo ainda não notaram diferenças na prática. A bartender Nayara Martins afirma que, em seu local de trabalho, o consumo continua igual aos anos anteriores. “Não percebi aumento nos pedidos sem álcool. Os que mais tomam os drinques não alcoólicos são as crianças e alguns senhores mais idosos”, observa.

    Covitel 2023 UFP Umane Vital Strategies
    Compartilhar. Facebook LinkedIn WhatsApp
    Artigo anteriorComunidades sustentáveis, igualdade de gênero e inovação em destaque na Ales
    Próximo artigo Mapeamento de Habitats do Ecossistema de Inovação do Espírito

    Postagens relacionadas

    Evento na Findes vai debater desafios e oportunidades da transição energética e descarbonização
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9672.mp3?cb=1748357307.mp3

    27 de maio de 2025

    Economia Criativa no ES registra 213 mil oportunidades de trabalho e crescimento de renda no último ano
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9577.mp3?cb=1745524272.mp3

    24 de abril de 2025

    Talk EAD: Senac debate temas e explora soluções sobre a transformação digital no ensino a distância
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9428.mp3?cb=1743017999.mp3

    26 de março de 2025
    Posts recentes
    • Tecnova III: Fapes abre chamada para cadastro de empresas ou instituições especializadas em internacionalização de startups
    • Alunos de Cachoeiro de Itapemirim vencem campeonato internacional de robótica no México
    • Startup do RS vai usar inteligência artificial para identificar ligações irregulares de energia no Espírito Santo
    • Evento na Findes vai debater desafios e oportunidades da transição energética e descarbonização
    • Municípios do interior do Estado vão realizar mutirão de atendimento gratuito ao MEI
    Tags
    aceleração ArcelorMittal Bandes Base 27 capacitação Diversidade Economia Criativa ecossistema de inovação edital EDP Empreendedorismo ESG ESX ESX 2023 Fapes Feira do Empreendedor Findes FindesLab Finep Governo ES Ifes inovação Inteligência Artificial investimento Marketing Digital MCI MEI mentoria networking ONU pesquisa Sebrae SebraeES Secti Seedes Senac-ES Senai ES Startup Experience ESX startups Suzano tecnologia TecVitória tendência Ufes Vale
    Sobre nós


    O Whitepaper Docs é um espaço para falar sobre inovação, colaboração e diversidade. Uma página em branco onde iremos abordar causas, efeitos e soluções, pensar e discutir esse momento que vivemos, que tem como principal característica a mudança.

    Bem-vindo ao Whitepaper Docs.

    --
    Política de Privacidade

    Navegação
    • Inovação
    • Colaboração
    • Diversidade
    • Empreendedorismo
    • Whitepapers
    • Tendências
    • Novas
    • Artigos
    • Entrevistas
    • Editorial
    Contato
    Rua Henrique Novaes, 88 - Ed. Chamboard, sala 605 - Centro, Vitória-ES | contato@whitepaperdocs.com | +55 27 98871 2224

    Assine a nossa newsletter!
    Instagram LinkedIn WhatsApp
    Copyright © 2025 WhitepaperDocs. Todos os direitos reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.