Por Américo Soares, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com o Sebrae/ES
A grande final do desafio Sebrae Like a Boss 2023, realizada durante o Startup Summit, em Florianópolis (SC), teve as empresas capixabas dominando o pódio. Quatro das seis startups premiadas são do Espírito Santo. Na categoria internacional, em nível de maturidade compatível com internacionalização, o primeiro e o segundo lugar ficaram com a Zero Esgoto (que utiliza biotecnologia para tratar o esgoto e devolver a água limpa à natureza) e Actiz (que criou um inovador sistema de controle de qualidade para as indústrias).
Já na categoria mercado doméstico (de operação nacional), as empresas Persora (focada em tecnologia para recursos humanos, especificamente na área de gestão de pessoal) e Converta (que converte sites em aplicativos nativos em um curto período de 24 horas) conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
O analista da unidade de Inovação e Mercado do Sebrae/ES Samuel Graciolli destacou a importância do Espírito Santo dominar o pódio da competição.
“As startups capixabas conquistaram uma visibilidade enorme e as vitórias mostram que a seletiva estadual e as mentorias realizadas pelo Sebrae Espírito Santo foram muito bem-feitas. Levamos para o desafio as melhores startups”, disse Samuel.
Agora, as seis melhores startups na categoria internacional vão representar o Brasil no Entrepreneurship World Cup (Copa do Mundo de Empreendedorismo). Além disso, as três primeiras também estarão no Meetup Global do Get In The Ring 2024, que é considerada a maior competição global de pitches.
“Estamos muito felizes em representar o Brasil no maior encontro de empreendedorismo do mundo. O saneamento básico é um dos maiores desafios globais. Portanto, ser a campeã na categoria internacional vai nos permitir acessar novos mercados e ter a possibilidade de escalar nossa solução para todos os países”, relatou o diretor de novos negócios da Zero Esgoto, Célio Sathler.
Milena Nascimento, fundadora da Persora, disse que o Sebrae Like a Boss foi uma oportunidade única de montar network.
“Eu senti na pele a emoção de estar competindo entre gigantes e ser avaliada por profissionais que tanto admiro, que construíram times de sucesso resolvendo problemas que demandam muita inovação. Sem sombra de dúvidas, a trilha até a final do Sebrae Like a Boss nos transformou em uma startup mais robusta”, disse.
Confira a classificação:
Mercado doméstico
1º Lugar – Ocalev (PA)
Responsável pela aplicação Woca Elétrica, que reduz em 10 vezes o custo de projetos elétricos para projetistas, sejam eles eletricistas, engenheiros ou arquitetos.
2º Lugar – Persora (ES)
Criadora de um sistema que estuda os times de trabalho sob diferentes aspectos, implementa um novo conceito de cultura na empresa e transforma o ato de liderar em uma metodologia prática para todo mundo.
3º Lugar – Converta (ES)
Responsável pela criação de um algoritmo que torna possível fazer alguns apps para iPhone, por exemplo, em apenas sete minutos.
Mercado Internacional
1ª Lugar – Zero Esgoto (ES)
Criadora de uma biotecnologia revolucionária que transforma esgoto em água limpa em um tempo de até seis horas, sem usar eletricidade, produtos químicos e, principalmente, sem gerar material residual.
2ª Lugar – Actiz (ES)
Elaborou um sistema que ajuda indústrias digitalizando e otimizando a gestão de seus laboratórios de controle de qualidade, através de uma tecnologia acessível a todos os negócios e com uma rápida implantação.
3ª Lugar – Polimex (RJ)
Responsável por desenvolver um plástico natural biodegradável, que é produzido a partir de materiais 100% renováveis, com resíduos totalmente brasileiros derivados da agroindústria.
4ª Lugar – Amaztrace (AP)
Startup que oferece uma solução de rastreabilidade prática e fácil para os produtos nativos do bioma amazônico. Isso proporciona uma visibilidade e venda internacional dos produtos da região.
5ª Lugar – AlterVision (RS)
Oferece um sistema on-line que processa as imagens das câmeras do cliente sem que seja necessário instalar um sensor ou câmera adicional, o que permite uma maneira mais prática de medir as métricas de conversão.
6ª Lugar – Freelas Conecta (RN)
Criadora de uma plataforma que simplifica a contratação e a gestão de talentos da Economia Criativa.