Por Thiago Borges
Quem empreende no segmento de startups ou se interessa pelo assunto tem no Observatório Sebrae Startups uma base de dados com estudos, cenários de mercado, legislação e informações sobre oportunidades na inovação. A plataforma digital faz parte de uma série de ações do Sebrae para atender e apoiar o desenvolvimento do ecossistema de inovação do País.
Na base de dados do Observatório, há, por exemplo, o Startup Report Brasil 2022/2023, que apresenta um panorama das startups a partir das quase 12 mil empresas atendidas pelo Sebrae no período. Entre os highlights do estudo, estão informações como: 58% das startups trabalham com o modelo B2B (business to business, ou de empresa para empresa) e 70% estão classificadas como microempresas, especialmente nos segmentos de Tecnologia da Informação, Educação, Agronegócio e Saúde/Bem-estar.
A plataforma pode ser acessada aqui.
O analista de Inovação do Sebrae/ES, Samuel Graciolli, falou com exclusividade ao WhitepaperDocs sobre o propósito do Observatório, metodologias, tendências e insights do futuro, o fortalecimento do ecossistema e a importância de concentrar os dados em uma plataforma de confiança.
Samuel Graciolli, analista de Inovação do Sebrae/ES: “O conceito do Observatório Sebrae Startups é congregar todos os dados relacionados aos Ecossistemas de Inovação e startups para a geração de análises e inteligência”O que é o Observatório Sebrae Startup e como surgiu a ideia de criar uma plataforma de dados sobre inovação?
Samuel Graciolli, analista de Inovação do Sebrae/ES – O Observatório Sebrae Startups é uma plataforma agregadora de dados que tem como objetivo integrar e democratizar o acesso a informações de startups, considerando todo o ecossistema de inovação envolvido na sua concepção e desenvolvimento.
O Sebrae Santa Catarina já tinha um Observatório de Negócios voltado a compreender o cenário econômico dos pequenos negócios por meio de dados. E por conta desta expertise, ao criarmos o Polo de Referência do Sistema Sebrae em Startups, já incluímos essa estratégia de criar um Observatório de Startups e Ecossistemas de Inovação.
Como ele funciona? Quais as vantagens e os principais objetivos?
O Observatório é uma plataforma digital com dados e informações de startups, considerando todo o ecossistema de inovação, contendo dados de perfil das startups em nível nacional; cruzamento de dados de startups com dados socioeconômicos por Estado e região; centralização e integração das atividades do Polo Sebrae de Startups; informação a respeito do cenário de oportunidades, notícias e legislação sobre e para startups; e divulgação de estudos periódicos sobre o mercado de startups no Brasil.
O conceito do Observatório Sebrae Startups é o de one stop shop, de congregar todos os dados relacionados aos Ecossistemas de Inovação e startups para a geração de análises e inteligência.
O Observatório tem como principais objetivos integrar e democratizar o acesso a informações de startups, considerando todo o ecossistema de inovação envolvido na sua concepção e desenvolvimento.
Quais tipos de dados e informações o observatório coleta e analisa?
São apresentados dados e informações sobre as startups, como número das startups, ano de fundação, fase da startup, principais segmentos atendidos, modelo de receita, faturamento anual, dispersão geográfica, dentre outros dados, bem como cruzamentos que proporcionam a realização de análises, apresentadas nos estudos produzidos.
Quais os principais destaques identificados com o observatório?
Como Highlights do Startups Report Brasil 2022-2023, estudo produzido pelo Observatório, tem-se que em 2022 o Sebrae atendeu 7.777 startups em atividade no Brasil e que 58% das startups trabalham com o modelo de negócio B2B. Também foi identificado que 70% delas são classificadas como microempresas.
As startups estão presentes e pensando soluções inovadoras em diversos setores da sociedade. No País, elas atendem principalmente aos segmentos de Tecnologia da Informação, Educação, Agronegócio e Saúde/Bem-Estar.
Como o observatório utiliza dados para acompanhar as tendências de inovação? E como podem ser analisadas para identificar padrões e insights sobre inovação?
Ao acessar o Observatório Sebrae Startups você consegue ficar por dentro das tendências de inovação por meio do cruzamento de dados, acesso às principais notícias do momento e análises sobre o universo das startups e dos ecossistemas de inovação.
Com objetivo de facilitar o acesso e a descoberta das oportunidades de financiamento e fomento para as startups, foi criado o Radar de Oportunidades com editais, concursos e premiações em diversas categorias. Além disso, é possível selecionar as oportunidades de acordo com o estágio de maturidade em que a startup se encontra.
Por meio do Observatório é possível também ficar por dentro das leis relacionadas à atuação de startups e descobrir as regiões e estados que mais possuem legislação voltada à essa área.
Durante o Startup Summit 2023, em agosto, foi lançada a primeira versão do Observatório. Desde então, continuamente estão sendo coletados mais dados sobre investimento, startups de impacto social, legislação, talentos etc., o que permite fazer mais análises para acompanhar as tendências de Inovação.
Quais métodos são utilizados para coletar dados relevantes sobre inovação?
Os dados apresentados pelo Observatório Sebrae Startups são obtidos, em sua maior parte, por meio da Plataforma Sebrae Startups. Nela, as startups se cadastram para poder participar dos programas oferecidos pelo Sebrae, com objetivo de fomentar o empreendedorismo inovador no Brasil. Outros dados e informações são obtidos por meio de algoritmos que localizam em bases de dados e na internet as informações. Também são utilizadas bases internas de atendimento do Sebrae e dados externos públicos e privados.
Qual tem sido o impacto das informações fornecidas pelo observatório na comunidade empresarial e acadêmica e no ecossistema de inovação?
Esse conjunto de dados e informações é essencial para startups e demais atores de ecossistemas de inovação tomarem decisões estratégicas, identificarem oportunidades e desenvolverem uma cultura baseada em dados em suas organizações, impactando positivamente no desenvolvimento de ações e projetos inovadores.
De que forma as organizações podem aplicar os dados fornecidos pelo observatório para impulsionar a inovação em seus negócios?
O Observatório Sebrae Startups foi cocriado com a comunidade de startups e ecossistemas de inovação, que indicaram quais dados são relevantes para compreender os números de seu ecossistema de Inovação. Como o Observatório é público, temos recebido o contato de pesquisadores de universidades, de gestores de projetos de inovação, das lideranças dos ecossistemas locais de Inovação e, principalmente, das startups.
Quais são os maiores desafios enfrentados pelo Observatório?
Hoje o maior desafio encontrado pelo Observatório, e que reforça a importância de sua criação, é a escassez de dados e informações confiáveis sobre startups no Brasil. Nesse cenário, a Plataforma Sebrae Startups está se posicionando como a principal fonte de dados sobre startups no País. Isso contribui para que o Observatório aprofunde em suas análises e possa compartilhar com todo o ecossistema.
Como as descobertas e insights do observatório são compartilhados com o público e as partes interessadas?
Estamos divulgando o Observatório em diversos eventos: no próprio Startup Summit, onde lançamos o Observatório, o Startup Report Brasil 2022-2023; no Congresso Internacional de Inovação da Indústria; no Vamos Latam Summit by Latitud; no Rio Innovation Week, dentre outros.
Além disso, para quem se cadastrou no Observatório, também serão encaminhadas as novidades por e-mail.