Por Karol Costa
Uma comunidade de empreendedorismo é um conjunto de indivíduos que compartilham interesses, objetivos e valores em comum. Com o intuito de fortalecer grupos pelo conhecimento e pela troca de experiências, elas formam verdadeiras redes de conexões.
Muitas das barreiras enfrentadas pelas empreendedoras podem ser solucionadas em comunidades, onde a colaboração eficaz prevalece. Esses espaços desempenham um papel fundamental ao contribuir de maneira criativa e inovadora para o desenvolvimento dos negócios, oferecendo uma abordagem coletiva para superar obstáculos.
As vantagens para quem se conecta foram destacadas em palestra no maior evento de empreendedorismo feminino do Estado, o EmpoderaDONAS, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) nesta terça-feira, 21 de novembro, no Centro de Convenções de Vitória.
Julia Caiado, CEO da Global Touch, empresa especialista em gestão de comunidades, foi uma das palestrantes no espaço PlugaDONAS. Ela começou a empreender após a maternidade e encontrou no mundo colaborativo uma forma de realizar seu grande sonho: juntar a paixão por intercâmbios entre empresas com a experiência corporativa de gestão.
A empresária comandou o bate-papo “Conectando mulheres: Empreendedoras atuando em comunidades”, onde ressaltou a importância e os benefícios do trabalho em comunidade para mulheres empreendedoras.
“É importante pensar em colaboração para o ambiente empreendedor porque é um caminho muito solitário. Pensa você como dona de um negócio que está passando por um desafio e às vezes não sabe com quem compartilhar. Então, viver e estar em comunidade, com outros empreendedores, facilita, pois você pode falar ‘tá difícil aqui, isso não tá dando certo, como é que você faz etc’. Isso encurta caminhos, melhora resultados e aumenta a chance dos negócios darem certo”
Julia Caiado, CEO da Global Touch.
A personal beauty Heli Oliveira aproveitou a oportunidade para conhecer mais sobre o trabalho colaborativo e como ele pode auxiliá-la na jornada empreendedora.
“Gostei muito! Achei bem diferente essa pegada. Eu já estava pensando mesmo nessa rede de fazer amizades, mas quando a gente fala, parece que está querendo só fazer contatos. Já ela trouxe uma questão de vivência, de crescimento junto, e eu gostei muito mais dessa ideia de comunidade”, afirma.
PlugaDONAS
O espaço que foi cenário de conexões com Julia Caiado contou com uma programação diversa ao longo de todo o evento. O assistente de marketing do Sebrae/ES Renan Pimentel explica que o local foi pensado para que mulheres de destaque no empreendedorismo feminino pudessem compartilhar a expertise de cada uma delas.
“Nós trouxemos conteúdos sobre finanças, linhas de crédito, branding, imagem pessoal… Esse palco é realmente para que as mulheres repliquem os assuntos e temas que elas dominam para que o público venha a adquirir cada vez mais conhecimento”, completa Renan Pimentel.
Confira a programação completa que ocupou o espaço PlugaDONAS:
13h30 – Inteligência financeira e comportamento empreendedor, com Roberta Cristina Bispo
14h30 – Conectando mulheres: Empreendedoras atuando em comunidades, com Julia Caiado
15h30 – Imagem Pessoal e Branding, com Ana Lima
16h30 – Fome de Futuro, com Priscila Gama
17h30 – Empreenda com propósito e seja DONA da sua História, com Liana Figueiredo