Por Karol Costa
O EmpoderaDONAS, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), chegou ao fim na noite desta terça-feira, 21 de novembro. O Centro de Convenções de Vitória foi palco de concretização de sonhos, conexões, parcerias e, é claro, celebração de histórias inspiradoras. Mais de 3 mil mulheres visitaram o espaço ao longo do dia.
Os espaços EmpoderaDONAS, PlugaDONAS, AvançaDONAS e InspiraDONAS fizeram grande sucesso, reunindo centenas de visitantes. As palestras principais também ganharam destaque, com grandes nomes do empreendedorismo feminino, como Camila Farani, Hortência, Rafa Brites e Nina Silva. O público fortemente interessado em ampliar os horizontes aproveitou cada segundo das 7 horas ininterruptas de conhecimento.
A gerente de Comunicação e Marketing do Sebrae/ES, Flávia Lessa, fala com orgulho sobre o sucesso do EmpoderaDONAS e o grande interesse das mulheres em se capacitarem cada vez mais.
“Tivemos um público de fato presente, participante e ativo. Todos os conteúdos lotados o tempo inteiro. As mentorias surpreenderam, todo mundo queria muito. Superamos mais de 50% no número de visitantes que estavam nas nossas expectativas e um nome que chamou muita atenção durante o evento foi a Hortência. Nós já sabíamos do potencial, mas ela conseguiu superar. Encantou todo mundo!”, avalia.
Regina Paula Vieira é massoterapeuta e está em transição de carreira. Cansada da rotina de viagens, ela decidiu embarcar nessa aventura para se estabilizar em uma única cidade. Ao tomar conhecimento do EmpoderaDONAS, ela não pensou duas vezes em participar.
“Eu fui até o atendimento de mentoria individual e esse pequeno passo já deu uma clareada nos meus pensamentos. Agora, estou com intenção de desenvolver. É muito confuso quando se está em transição e eu estou começando do zero, eu não sei mexer com nada de marketing. Quando eu trabalhava como massoterapeuta, eu só usava o boca a boca, agora tudo é novo para mim. Preciso construir minha imagem, organizar meu Instagram, porque agora está todo mundo conectado. A mentoria me ajudou muito nisso”, afirma.
Daniele Sierra é empreendedora há 10 anos. Proprietária da Daninha Brechó e cliente fiel do Sebrae/ES, a empreendedora rasgou elogios ao EmpoderaDONAS. “Eu sempre estou ligada nas ações do Sebrae e achei esse evento maravilhoso. A gente precisa cada vez mais de espaços assim. Encontrar com as mulheres que a gente já trabalha, já conhece, ter essa troca, saber que as pessoas que estão no mesmo barco que você e também estão procurando se atualizar, é ótimo!”
“A gente precisa de um espaço que seja mais democrático. Obviamente sendo bom tanto para homens, quanto para mulheres, mas eu acho que a união das mulheres tem uma energia diferente. A gente, quando se junta, sempre sai coisa boa. A energia é boa e o espaço também foi muito pensado em cada detalhe pelo que eu estou vendo aqui. Eu achei incrível, incrível mesmo.”
Daniele Sierra, empreendedora na Daninha BrechóA gerente administrativa Josiane Lakini não é empreendedora, mas visitou o evento e se surpreendeu com a integração e conectividade oportunizadas.
“Eu achei bem interessante as palestras que foram divulgadas, as pessoas que iriam palestrar e tive interesse em conhecer como seria a dinâmica do evento. Achei muito interessante por ser somente para mulheres e tive uma impressão muito positiva. O acolhimento, a receptividade, foi tudo muito bacana. Os assuntos abordados nas palestras a gente pode levar para o dia a dia, então foi maravilhoso”, finaliza.