Por Karol Costa
Empoderar mulheres, compartilhar vivências, estabelecer novas conexões e celebrar histórias inspiradoras: esse é o objetivo do EmpoderaDONAS, o maior evento de empreendedorismo feminino do Espírito Santo.
A gerente de Comunicação e Marketing do Sebrae/ES, Flávia Lessa, contou ao WhitepaperDocs que o encontro, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo nesta terça-feira, 21 de novembro, no Centro de Convenções de Vitória, focou em valorizar o protagonismo das mulheres que empreendem.
Em entrevista, a gestora conversou sobre os impactos do evento no Estado e os desafios de empreender sendo mulher. Confira:
Qual é a importância desse evento para o empreendedorismo feminino capixaba?
Flávia Lessa, gerente de Comunicação e Marketing do Sebrae/ES – Sabemos que as mulheres representam quase 40% dos empreendedores no nosso Estado. Então ter um evento voltado para esse público é de fato uma forma de entregar valor e uma experiência para que elas encontrem conteúdos adequados para suas realidades, já que as mulheres têm diversos desafios, os mesmos que os homens empreendedores, mas ainda outros além, como conciliar a maternidade, os horários, toda a demanda que têm enquanto mulher.
Como foi pensada a programação?
A programação do evento foi pensada para atrair um público diverso. Existem diversos fatores determinantes, como escolaridade, necessidades, anseios e objetivos. Então, desde aquela que deseja empreender, que ainda tem um sonho, até aquela mulher que já é empreendedora, nós vamos ajudar.
Temos conteúdos digitais, oficinas mão na massa, mentorias de marketing e de finanças voltadas para as mulheres que desejam ampliar o conhecimento. Trouxemos grandes nomes que podem inspirar com atitudes e ainda conteúdos em um palco que fala de técnica, que fala de performance. É realmente um conteúdo diverso, que tem o intuito de atrair a todos. E foi o que aconteceu. Conseguimos um público que de fato surpreendeu.
Qual era a expectativa de impacto para essas mulheres?
Como trouxemos caravanas de todo o Estado, desejamos que esse tema reverbere para todo o Espírito Santo. E que não seja apenas uma data. No dia 8 de março, que é o Dia da Mulher, também existem atividades, mas podemos fazer ações a qualquer tempo e hora porque é um público que está ávido por conhecimento.
Sentimos que a rede de conexão entre elas trouxe esse público muito qualificado e ávido. Nossos inscritos estão todos aqui, tivemos lotação esgotada, mas de uma forma positiva, um bom problema. Sentimos que temos o conteúdo que é necessário.
Falando nessa grande procura, as mulheres realmente buscam mais conhecimento do que os homens?
Geralmente, as pesquisas do Sebrae mostram isso: 16% da população feminina têm menos tempo, têm demandas diversas, mas elas se dedicam mais. São um público majoritário nas nossas capacitações no Sebrae e vemos em outras pesquisas também.
Quando as mulheres buscam o Sebrae, quais demandas elas geralmente procuram mais?
Hoje elas desejam muito ser influenciadoras delas mesmas, mas também buscam muito por orientação para finanças, porque, infelizmente, ainda existem algumas barreiras. Então o direcionamento para o crédito ainda é uma busca recorrente, mas elas são muito boas gestoras, não têm demandas relacionadas a equipe. As questões digital e financeira é que são mais recorrentes.
Quais são os planos e metas do Sebrae para o empreendedorismo feminino? Existem produtos específicos?
Existe o Sebrae Delas, que é um programa específico voltado para mulheres com várias capacitações. No nosso site (es.sebrae.com.br) você encontra uma página voltada para o empreendedorismo feminino.
Nós temos também o prêmio Sebrae Mulher de Negócios, cujas inscrições abrem em março. Recentemente, tivemos a divulgação das vencedoras do ano de 2023. É nesse momento que conhecemos histórias verdadeiras e conseguimos premiar e dar ainda mais visibilidade a essas mulheres.
Existem vários outros produtos, como oficinas e capacitações que acontecem recorrentemente. O Empretec Delas também é uma grande possibilidade, então fique ligada nos cronogramas no nosso site que vamos ter turmas específicas para as mulheres.