Por Thiago Borges
Em tempos atuais, não dá para pensar em empreendedorismo sem pensar no marketing digital. Seja para quem quer iniciar um negócio ou quem já empreende, é importante se posicionar no universo das redes sociais. O tema foi debatido no Espaço AvançaDONAS na tarde desta terça-feira, 21 de novembro, durante o EmpoderaDONAS, uma realização do Sebrae/ES em busca do fortalecimento e do incentivo à liderança feminina. A programação contou com palestras, orientações, conteúdos, ferramentas e oficinas para que as participantes pudessem aprimorar as técnicas para lidar com as redes sociais.
As redes sociais hoje são as vitrines dos negócios. Elas permitem que as empreendedoras acessem o mundo inteiro, indo além da própria região. Segundo a proprietária da Casa de Repouso Aconchego e ganhadora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Mariana Mota Tessarolo, o próprio evento mostrou o alcance das redes sociais, trazendo participantes de todo o Espírito Santo e também de outras regiões do País.
“O evento mostrou muito isso. Ele acessou mulheres de todo o Estado e trouxe mulheres de fora também. Permitiu essa aproximação, conhecimento, networking”, destacou a empresária, que estava na plateia das oficinas.
A empreendedora comemorou as novas ideias, insights e inovações que o evento possibilitou para a aplicação no próprio negócio, além de novas amizades e oportunidades que leva para casa. “Ansiosa pelas próximas edições que terão ainda mais sucesso”, completou.
Mariana ganhou o Prêmio Sebrae Mulher de Negócio em setembro de 2023 e ressaltou a importância da liderança feminina para inspirar as gerações futuras para a independência financeira e emocional.
“Eu sempre defendi a causa do empreendedorismo feminino e ouvir grandes empresárias hoje aqui reforçou a certeza de que as mulheres unidas podem ir muito mais longe”, comentou.
De acordo com a gerente de portfólio de produtos do Sebrae/ES e responsável pelo espaço, Marceliy Bridi, a demanda de procura pelo espaço foi surpreendente, e isso reforça a relevância do tema.
“Nós tivemos oficinas, todas as três lotadas, com filas de espera, mulheres sentadas no entorno acompanhando as palestras, e se estivéssemos mais vagas teríamos mais participantes”, destacou.
“A gente tinha esse compromisso de, no evento sobre empreendedorismo feminino, trazer informações, conteúdos e ferramentas sobre o marketing digital. Aqui nós oferecemos oficinas para dar condição para que as participantes pudessem ter insights, acesso às informações para já se inserir ou ajustar o trajeto de quem já está inserida nesse universo e conseguir divulgar, comercializar e ganhar dinheiro. Esse é o propósito do Espaço AvançaDONAS”
Marceliy Bridi, gerente de Portfólio de Produtos do Sebrae/ES e responsável pelo Espaço AvançaDONAS.Técnicas aprimoradas
Noventa porcento dos pacientes de Jeane Carla são captados pelas redes sociais. A enfermeira, que participou das palestras, se mostrou animada para aplicar as técnicas de gravação de vídeos e aprimoramento das redes sociais do próprio consultório para ter um alcance maior.
“Vou executar com excelência as atividades de empreendedorismo, como lidar com as redes sociais e gravar vídeos. A gente aprende com maestria aqui. Já na vida pessoal, levo do evento o empoderamento feminino, as conexões e pessoas legais que conheci hoje”, relatou.
Também na área da saúde, a enfermeira e dermatoterapeuta Úrsula Bersot contou que o networking feito no EmpoderaDONAS serviu para trazer novas visões e ideias sobre negócios e empoderamento da mulher.
“Foi interessante e de grande valor o contato com as novas empreendedoras que conheci aqui e de diferentes áreas”, disse.
Confira a programação completa realizada no espaço AvançaDONAS:
13h30 – Palestra “Como criar conteúdo para redes sociais”, com Priscila Cabral;
15h15 – Palestra “Como vender pelo Instagram”, com Rafaela Nunes;
17h – Palestra “Como ser influencer de si mesmo”, com Thalia Matias.