Empreendedorismo feminino refere-se à prática de mulheres que criam, desenvolvem e gerenciam negócios próprios, buscando oportunidades de mercado e inovando em diversos setores da sociedade. Esse tipo de empreendedorismo não se limita apenas à criação de empresas, mas também compreende a capacidade das mulheres de inovar, assumir riscos, desenvolver habilidades de liderança e contribuir para o crescimento econômico.
Além disso, ele muitas vezes está associado à busca por independência financeira, flexibilidade no trabalho e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
O whitepaper “Empreendedorismo feminino no ES: panorama, desafios, impactos e incentivos”, produzido pelo WhitepaperDocs para a cobertura especial do Empoderadonas, evento realizado pelo Sebrae/ES, traz detalhes sobre o cenário encontrado pelas mulheres que estão à frente do próprio negócio, como as atividades com mais mulheres microempreendedoras individuais no Espírito Santo e os diferentes desafios enfrentados por mulheres que empreendem por oportunidade e por necessidade.
Acesse o link e confira perfil, ramo de atividade, jornada empreendedora, o papel da mulher na inovação, o impacto do empreendedorismo feminino como força impulsionadora para o desenvolvimento econômico, social e cultural e os incentivos para enfrentar desafios específicos, como desigualdades de gênero, acesso limitado a recursos financeiros e oportunidades, além de estereótipos sociais.