Por Thiago Borges
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Espírito Santo (Senac/ES) está qualificando famílias, trabalhadores da rede de serviços socioassistenciais e cuidadores profissionais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Cerca de 50 alunos se formaram este mês na Unidade de Educação Profissional do Senac na Serra, e a previsão é de que a qualificação possa ser ofertada em outros municípios no próximo ano.
As pessoas com autismo possuem dificuldades na comunicação, interação e percepção de resultados de suas ações. A iniciativa tem o objetivo de fornecer a compreensão das características, causas e variações do Transtorno do Espectro Autista, bem como uma visão atualizada das pesquisas e avanços na área, além de promover a conscientização sobre a importância da inclusão e da valorização da diversidade em ambientes educacionais e sociais.
O curso faz parte da Trilha de Inclusão e Diversidade – Autista, dentro do programa Conhece+, que oferece diversas capacitações nas áreas de inovação, vendas, saúde e tecnologia. Os temas são pensados a partir das necessidades sociais, profissionais e mercadológicas. A ideia é promover conhecimentos e aperfeiçoamentos.
Segundo o diretor regional do Senac/ES, Richardson Schmittel, investir na qualificação é o caminho para combater o preconceito. “É um passo significativo em direção à construção de uma sociedade mais igualitária. Ao investir na formação de profissionais por meio de trilhas, estamos colocando o assunto em pauta, contribuindo ativamente para a quebra de barreiras e estigmas acerca do assunto e criando um espaço de colaboração e troca de conhecimentos”, afirmou Richardson.
A Trilha de Diversidade e Inclusão – Pessoa Autista
As duas turmas em formação foram montadas em parceria com a Secretaria da Assistência Social da Serra (Semas). A trilha teve início em 16 de outubro e contou com carga horária de 160 horas, com 46 alunos matriculados, em dois turnos diferentes.
Os participantes da trilha foram qualificados em: cuidados de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA); desenvolvimento profissional docente; e inclusão de pessoas com necessidades especiais: planejamento e prática.
De acordo com o gerente de Educação Profissional do Senac na Serra, Wysner Simões, o conteúdo reforça o posicionamento da instituição. “O curso é inovador e reflete nosso compromisso em promover a inclusão e respeitar a diversidade, qualificando profissionais e comunidades a compreender e apoiar efetivamente pessoas autistas”, disse.