Por Thiago Borges
Startups que enfrentam desafios socioambientais e estão em busca de ajuda para crescimento e ampliação do impacto podem participar do Diagnóstico de Startups de Impacto Socioambiental, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), até esta sexta-feira, 15 de dezembro. Clique aqui e participe.
A iniciativa inédita no Brasil busca promover o desenvolvimento sustentável no País e apresenta vantagens para os participantes, como: R$ 250 mil em benefícios nas plataformas da AWS, Google, Zendesk, Zoho e Microsoft, e acesso a até 90% de desconto em ferramentas como Pipedrive, Slack e Hubspot. Com isso, o Sebrae busca estimular cada vez mais modelos de negócios inovadores e desenvolver soluções que ajudem as startups a crescer e expandir o seu impacto positivo.
De acordo com dados da Sling Hub, plataforma sobre o ecossistema de startups latino-americano, o Brasil conta atualmente com cerca de 20 mil startups. No entanto, segundo a Pipe.Social, apenas 1.011 negócios de impacto socioambiental foram mapeados no País até 2023. Através do novo diagnóstico, negócios socioambientais poderão ter mais visibilidade e oportunidades.
Quem pode participar do diagnóstico
O Diagnóstico de Startups de Impacto Socioambiental está aberto para startups brasileiras formalizadas (MEI, ME, EPP, Inova Simples) que atendam aos seguintes critérios: resolução de problemas sociais e/ou ambientais, ter como atividade principal a solução desses problemas, operar com base na lógica de mercado e gerar receita por meio da venda de produtos e serviços próprios, potencial de escalada e compromisso com o monitoramento do impacto gerado.
Os interessados podem responder ao diagnóstico até sexta-feira, 15 de dezembro, após o cadastramento na plataforma Sebrae Startups. Clique aqui e confira.
O que são startups de impacto socioambiental
Startups de impacto socioambiental são empreendimentos que se dedicam à sustentabilidade, gerando impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, ao mesmo tempo em que buscam criar negócios escaláveis e lucrativos. Essas empresas têm como foco atender grandes mercados, expandir geograficamente e promover mudanças significativas em larga escala, seja em uma sociedade, país ou no mundo.
Diferentemente das startups convencionais, as startups de impacto buscam tanto o retorno financeiro quanto o retorno social e ambiental, distribuindo riqueza em diversas dimensões.
Fortalecendo o compromisso com a inovação e o impacto socioambiental, o Sebrae busca se alinhar ao movimento Ambiental, Social e Governança (ESG), aderir ao Pacto Global e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) através do diagnóstico.
Sebrae Startup
O Sebrae Startup é uma plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo Brasil. O novo projeto pretende criar a maior rede de startups da América Latina. O objetivo da plataforma é desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do País.
Com informações da Agência Sebrae de Notícias