Por Thiago Borges
Pertencer a uma comunidade significa cultivar um senso comum entre os membros, sejam eles empresas, colaboradores, startups, associações empresariais, ONGs, alunos ou membros de diferentes contextos. No entanto, a gestão dessas comunidades pode ser um desafio devido à sua natureza diversa e dinâmica.
Para Julia Caiado, CEO e fundadora da Global Touch, o papel da pessoa líder de uma comunidade é crucial no processo, devendo guiar os membros da sua comunidade por meio dos 4Cs – Conhecer, Conectar, Confiar e Colaborar –, despertando e potencializando todo o poder de atuar em rede.
“Esse enfoque permite que todos se beneficiem do poder da colaboração, reforçando a ideia de que, de fato, juntos fazemos mais sentido”, contou Julia.
Nesse sentido, a Global Touch está promovendo a quarta edição da “Tríade da Comunidade”, uma capacitação em liderança, gestão e dados para comunidade com duração de quase três meses que vai ofertar formação técnica e prática com a oportunidade de aprendizado sobre conceitos, métodos, atividades e análises dos resultados das ações realizadas. O propósito é transformar a maneira como as pessoas e organizações colaboram. As inscrições estão abertas, confira.
Segundo Julia, a Tríade da Comunidade tem como objetivo sensibilizar e nivelar os líderes dentro da metodologia, entregando formação e direcionamento estratégico baseado em dados para gerar impacto na realidade das comunidades participantes.
“Queremos unir teoria e prática para desenvolver e potencializar comunidades através da multiplicação do conhecimento em gestão, liderança e dados”, explicou.
A formação em liderança, gestão e dados para comunidade possui uma ementa completa elaborada por especialistas que vão compartilhar experiências, técnicas, métodos e ferramentas para gestão de comunidades.
Durante o período, os participantes vão ter encontros semanais síncronos, acesso a conteúdos gravados, monitorias individuais assíncronas e mentorias individuais e coletivas ao vivo. Os alunos também poderão colocar em prática os aprendizados adquiridos, além de poder utilizar ferramentas disponíveis para potencializar as ações.
Ao final, haverá uma seleção onde alguns alunos serão convidados para integrar o grupo de pesquisa sobre Comunidades e Colaboração realizado pela Global Touch em parceria com instituições acadêmicas, com a possibilidade de publicar artigos científicos.
De acordo com Julia, a tríade desempenha um papel importante no desenvolvimento estratégico dos líderes de comunidade, ajudando na compreensão das funções, aprimorando as habilidades e no entendimento das ferramentas de gestão, que facilitam o dia a dia das operações.
Além disso, a CEO contou sobre outros benefícios que a formação apresenta, como a capacidade na análise de dados operacionais, permitindo mensurar os impactos das ações e concretizar os resultados, e a conexão criada entre líderes de diferentes comunidades do Brasil.
“Isso possibilita um intercâmbio de conhecimentos valioso, especialmente entre aqueles que enfrentam desafios similares ou que já superaram obstáculos comuns. Essas conexões reforçam uma rede de suporte mútuo, fundamental para o crescimento pessoal e profissional dos líderes, e fortalecem a estrutura geral de suas comunidades”, pontuou.
Última edição
Na edição de 2023/2, a Tríade contou com a participação de oito organizações proeminentes: Bluwe, Bússola Hub, CDL Vitória, Conex Hub Imob, Enjoy Work, Findeslab, Sebrae e Senac. Durante os meses de aprendizado, as organizações participantes se aprofundaram nos fundamentos de Liderança, Gestão e Dados para Comunidades.
O foco na promoção do senso de comunidade, conexão entre membros, confiança mútua e colaboração foi destacado em cada módulo. Além disso, a Global Touch entregou também o novo Data Touch, um sistema de gestão inteligente de comunidades, que permite aos líderes a tomada de decisões baseadas em dados, conseguindo centralizar e organizar informações para potencializar os resultados.
De acordo com o gestor de comunidades do FindesLab, George Amorim, a formação melhorou a compreensão de comunidades e permitiu acertos nas relações com as startups parceiras do hub.
“Foi uma oportunidade de nos aprofundarmos nas relações estabelecidas com nossas corporates e startups parceiras, proporcionando assertividade para a definição de novas estratégias e um olhar mais cuidadoso para a estruturação da comunidade FindesLab”, pontuou George.