Por Thiago Borges
O governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), lançou a incubadora Gênesis, no município de Vargem Alta. A iniciativa vai fomentar o empreendedorismo e apoiar o desenvolvimento local de empresas inovadoras, desde a concepção até a maturidade, e vai oferecer consultorias administrativas, financeiras e jurídicas, além de suporte técnico na implementação e transferência de tecnologias.
Desenvolvida desde março deste ano, a incubadora Gênesis foi inaugurada no último dia 15 de maio e fica localizada no Centro Estadual de Educação Técnica (Ceet) Giuseppe Altoé. Com o nome inspirado pelo conceito de “começo”, a idealização reflete a missão de apoiar o nascimento e o crescimento de novos negócios no interior do Estado e marca o início de uma nova jornada para os empreendedores.
De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, a iniciativa é um marco para o desenvolvimento do município e vai além do espaço físico, com a oportunidade de idealização e transformação de negócios sustentáveis
“Estamos empolgados com a inauguração da incubadora Gênesis, um marco importante para o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação em Vargem Alta. Com o suporte de consultorias administrativas, financeiras e jurídicas, além de parcerias estratégicas, esperamos capacitar empreendedores para que suas startups possam crescer de maneira robusta e inovadora”, pontuou Bruno Lamas.
Projetos em andamento
Algumas atividades já estão em desenvolvimento pela incubadora com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e tecnológico da região, trazendo inovação e sustentabilidade, como é o caso da ação em parceria com o Instituto Marcos Daniel para a conservação da espécie “saída-apunhalada”, uma ave ameaçada de extinção.
No projeto, a incubadora está desenvolvendo um algoritmo de redes neurais para ser usado em dispositivos de Internet das Coisas (IoT). Esses dispositivos serão capazes de detectar a presença da ave na mata e enviar dados em tempo real para uma central de informações.
Outra iniciativa em destaque é a colaboração com o Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID), para analisar a viabilidade do biogás como fonte de energia, uma iniciativa que está sendo fomentada dentro da Gênesis.
A incubadora também está trabalhando na sensibilização da comunidade de Vargem Alta sobre a importância e os benefícios de um local de incubação. Em parceria com o Sebrae de Cachoeiro de Itapemirim, estão sendo realizados cursos e eventos para apresentar a incubadora às escolas, prefeituras, associações e cooperativas locais.
Este projeto de sensibilização inclui uma trilha de conhecimento que ocorre semanalmente durante seis semanas. Ao final deste período, os participantes poderão apresentar suas ideias de projetos, que poderão ser considerados para pré-incubação.
Com informações da Comunicação Secti