Por Thiago Borges
Com o avanço dos estudos no campo da saúde mental, estratégias ligadas à felicidade podem ser uma grande ferramenta nos ambientes corporativos. Neste sentido, a startup capixaba BeHappier criou uma nova plataforma gamificada, que disponibiliza aulas práticas diárias e o uso de inteligência artificial para auxiliar a rotina de trabalho com hábitos saudáveis de forma interativa.
A iniciativa trabalha com base em sete trilhas com os colaboradores. A primeira é a trilha da felicidade, em que é explicado o que é felicidade; e as outras trilhas são para que os usuários produzam bons hábitos por meio de metas, relacionamentos, atividade física, gratidão, gentileza e meditação.
Segundo o sócio da BeHappier Bruno Assis, antes do início das atividades, é feito um levantamento das emoções positivas e negativas dos funcionários.
“Ao longo das trilhas, a gente tem atividades para o usuário com metodologia bem atrelada à prática e à teoria. Antes de iniciarmos com a empresa, fazemos uma pesquisa das emoções positivas e negativas dos funcionários, e a partir disso aplicamos nossa trilha. Até hoje, com todas as empresas em que atuamos, alcançamos o nosso objetivo, que é o aumento das emoções positivas e a redução das emoções negativas”, explicou Bruno.
De acordo com dados disponibilizados pela plataforma, trabalhar em um ambiente pleno e feliz aumenta cerca de 31% na produtividade, diminui o número de ausência por doenças (66% de redução) e melhora o número de colaboradores que pretendem criar carreiras na empresa (44% de retenção).
A plataforma é direcionada apenas para empresas, e as interessadas podem entrar em contato pelo e-mail flavia@behappier.app.
Apoio da Fapes
A iniciativa foi desenvolvida com o apoio dos editais de inovação de impacto socioambiental promovidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O produto criado pela BeHappier recebeu apoio dos editais Tecnova II, com o aporte de R$ 300 mil, e Apoio a Negócios de Impacto Socioambiental Inovadores Capixabas (NIS), com R$ 175 mil para desenvolver uma plataforma mais aprimorada.
Com os recursos da Fapes, os idealizadores da startup conseguiram criar uma nova plataforma gamificada, ou seja, uma forma de aprendizagem caracterizada pelo uso estratégico da lógica dos jogos, de forma que o usuário aprenda ativamente, além de criar conteúdo para a plataforma.
Destacando o apoio da instituição para o projeto, Bruno Assis falou da importância do auxílio recebido: “A Fapes foi muito importante para o desenvolvimento da BeHappier. O primeiro edital que participamos, o Tecnova II, veio em um momento de validação da nossa ideia. Com o apoio financeiro, criamos uma nova plataforma toda gamificada, o que nos permitiu fazer trilhas de forma simples e dinâmica”, pontuou Assis.
Editais NIS e Tecnova II
O edital NIS é uma chamada pública para a seleção e o apoio financeiro de propostas de negócios de impacto — empreendimentos com o objetivo de apoiar negócios de impacto socioambiental, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não-reembolsáveis), a fim de fortalecer o ecossistema capixaba de negócios de impacto, promovendo o desenvolvimento e/ou aprimoramento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores, visando à solução ou redução de problemas socioambientais no Espírito Santo.
Para o 2º ciclo do edital, foram destinados R$ 1,3 milhão para financiar os projetos e o recurso é do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Mobilização Capixaba pela Inovação (Funcitec/MCI).
O edital Tecnova II tem por objetivo promover um significativo aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do País. Dessa forma, este edital visa a apoiar projetos de inovação que envolvam significativo risco tecnológico associado a oportunidades de mercado. O edital Tecnova III está em fase final de planejamento e a expectativa é de que seja lançado no segundo semestre de 2024.
Com informações da Comunicação Fapes