Por Bruno Caetano, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab
Em um cenário competitivo e com um mercado exigente, as rodadas de negócios se revelam como espaços de vantagens para empreendedores. Apresentar produtos ou serviços e mostrar as soluções para potenciais investidores e parceiros é o propósito do Espaço Acelera que, durante o ESX 2024, foi palco de rodadas de tecnologia e oportunidades de investimento para mais de 50 empreendimentos que passaram pelo local. O evento é realizado pelo Sebrae/ES e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e governo do Estado, e chega ao fim neste domingo, 16 de junho.
Focado em ofertas e demandas, o espaço realizou o Tech Business Meeting, que funcionou como um espaço de conexões entre empresas demandantes e ofertantes de inovações e soluções tecnológicas. O diferencial da ação foi o mapeamento prévio das necessidades de oito grandes empresas do Estado, abrangendo áreas como sustentabilidade, processos técnicos e desenvolvimento de produtos.
Com base nesse levantamento, foram mobilizadas mais de 30 pequenas empresas e startups que pudessem oferecer soluções para suprir essas demandas. Após as apresentações, nove encontros foram realizados com base em cruzamento de dados entre ofertantes e demandantes, para avaliar a possibilidade de investimentos. A curadora do Espaço Acelera, Ana Karla Pinheiro, destacou a importância dessas iniciativas para conectar startups a grandes indústrias e investidores, criando oportunidades que vão além do simples networking.
Além disso, durante o sábado, o espaço recebeu cerca de 10 rodadas de investimentos livres, onde investidores conversaram com representantes das startups expositoras do ESX 2024 que chamaram a atenção de grandes empresas, para falar sobre a possibilidade de parcerias futuras.
“Pela primeira vez, estamos implementando este espaço no ESX devido à necessidade das startups de contar com uma mediação para encontrar seus potenciais clientes. Este é o começo de uma ação que planejamos expandir nas próximas edições”
Ana Karla Pinheiro, curadora do Espaço AceleraRodada de Pitch
A rodada de pitch também foi outra novidade do Espaço Acelera, que trouxe empreendimentos acelerados pelo Fundo de Investimento em Participações (FIP) do Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (Funses). Diferente de outras rodadas de pitch, a que aconteceu no local não envolve uma competição por novos investimentos. Em vez disso, funcionou como um demoday para mostrar os resultados das empresas já aceleradas pelo Funses.
A iniciativa é pioneira entre os estados brasileiros e chegou ao mercado capixaba com um capital subscrito de R$ 250 milhões, destinado a empresas que tenham investimentos no Estado. Cinco startups foram aceleradas pelo Funses1 durante três meses e apresentaram os resultados do processo de aceleração no Palco Acelera, durante o sábado (15). São elas: GlobalTouch, Taxxly, Twiggy, Conducco e MV Gestão Integrada.
O sócio de investimentos da Ace Ventures e representante do Funses1, Pedro Carneiro, falou sobre os resultados das rodadas de pitch: “Os empreendedores vão compartilhar seus resultados, mas todos têm alguns pontos em comum. Houve uma mudança positiva nos resultados das empresas: todas conseguiram atrair mais clientes e acelerar as vendas”, pontuou Carneiro.