Por Bruno Caetano, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab
Em um mercado cada vez mais globalizado, a internacionalização se torna o caminho para o crescimento dos negócios. Os receios dos desafios e a falta de experiência com o mercado podem ser intimidantes, mas a última palestra do ESX, com Claire Gunter, assessora de desenvolvimento de negócios da Flippa.com, mostrou como preparar as empresas para o mercado global.
O evento foi realizado de 14 a 16 de junho, na Praça do Papa, em Vitória, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e governo do Estado.
O mercado global tem se revelado promissor para a inserção de empresas brasileiras. Durante a apresentação, foram discutidas as condições econômicas e as vantagens competitivas dessas empresas no cenário mundial. Para a especialista em mercado, há necessidade de adaptação e inovação para se destacar em um ambiente tão dinâmico quanto o mercado global.
“O empreendedor não precisa se lançar 100% no mercado global de imediato, e sim considerar a importância da experiência inicial antes de dar o grande salto”, afirmou Gunter.
Ao abordar a interação com potenciais investidores e clientes, ela explica a necessidade de construir relações sólidas e confiáveis. Para ela, desenvolver uma abordagem personalizada para cada mercado-alvo demonstra a eficiência e adaptabilidade das soluções oferecidas.
Compartilhando a própria jornada nos desafios iniciais até a expansão de operações para além das fronteiras nacionais, Gunter conta como o conhecimento profundo do mercado local foi crucial para a estratégia de crescimento da empresa. “Para compreender o que seu negócio pode oferecer, é essencial compreender os fatores culturais e econômicos do mercado no qual deseja ingressar”, pontua.
Começar pequeno para reduzir o medo e validar o mercado antes de uma expansão completa é o alerta da especialista. Gunter complementa dizendo que muitas empresas erroneamente focam apenas nos mercados mais óbvios, como os Estados Unidos, sem considerar outros com uma base de clientes relevante.