Por Paulo Victor Ribeiro, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab
Até o início dos anos 2000, o consumo de conteúdo era passivo – o público recebia o que era transmitido em TVs e rádios, por exemplo, sem muita possibilidade de interação. Com a popularização da internet e a possibilidade de escolher o conteúdo que será consumido, a audiência ganhou relevância no processo de criação e produção, muitas vezes sendo ela própria parte do produto final. O tema foi discutido na palestra “Constante (re)invenção de conteúdo nas redes sociais: como o streaming alterou a forma de consumo”, no segundo dia do ESX 2024.
O evento é uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do governo do Espírito Santo, e segue com programação até domingo (16 de junho), na Praça do Papa.
Odilon Borges, cofundador da Atabaque; Pedro Vilhena, gerente de Parcerias Estratégicas da Meta; e Renato Martins, music manager no TikTok, compartilharam insights sobre como as plataformas estão transformando a experiência do consumo de conteúdo.
“As redes sociais trouxeram uma nova forma de criar conteúdo. Pelo menos até o ano 2000, o usuário tinha um consumo muito passivo. Os conteúdos eram apenas entregues ao público, mas com a introdução da internet, o usuário ganhou mais autonomia sobre o que consumir”, disse Renato Martins, music manager no TikTok.
Martins explicou ainda que, com essa mudança, a criação de conteúdo atendeu tanto o público consumidor quanto o produtor.
“Hoje é muito comum, por exemplo, encontrar no TikTok vídeos com metade da tela, sendo uma parte do criador e uma parte do público”
Renato Martins, music manager do TikTokOs palestrantes destacaram ainda que o uso de algoritmos ajuda a intensificar o consumo de conteúdo nas redes, uma vez que, ao colher dados dos usuários, passam a oferecer conteúdos com os quais o público tem afinidade. Dessa forma, é criado o espaço perfeito para os anunciantes, que conseguem alcançar consumidores de nichos específicos.
SERVIÇO
ESX 2024 – Espírito Santo Innovation Experience
Local: Praça do Papa, Vitória, ES
Data: domingo (16 de junho), das 9h às 20h.
Entrada gratuita
Programação completa e inscrições: esx.com.es