WhitepaperDocs
    Facebook Instagram LinkedIn
    Instagram LinkedIn WhatsApp
    WhitepaperDocsWhitepaperDocs
    • Home
    • Inovação
    • Colaboração
    • Diversidade
    • Empreendedorismo
    • WhitePapers
    • Outros temas
      • Tendências
      • Novas
      • Artigos
      • Entrevistas
      • Editorial
      • Sobre Nós
    WhitepaperDocs
    Início » Chat ESX, lançado no ESX 2024, vai guiar usuários pelos conteúdos de inovação do Estado
    Inovação

    Chat ESX, lançado no ESX 2024, vai guiar usuários pelos conteúdos de inovação do Estado

    A inteligência artificial desenvolvida para ajudar o público a navegar pelo evento e pelas programações do ESX 2024 seguirá sendo abastecida de conteúdo do ecossistema da inovação capixaba, com potencial de se tornar uma ferramenta com informações concentradas e atualizadas sobre iniciativas, editais e eventos, trazendo insights e orientações
    Por Redação WHPPR19 de junho de 2024Leitura de 6 minutos
    Facebook LinkedIn WhatsApp
    Comp.
    Facebook LinkedIn WhatsApp

    Por Thiago Borges, com colaboração de Thálita Sampaio, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab. 

    O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) anunciou durante o ESX 2024 sua assistente de inteligência artificial, que pretende integrar todo o ecossistema de inovação capixaba. Chamado de Chat ESX, o chatbot interage com os usuários diretamente na plataforma da instituição, com criação de textos e respostas para as perguntas sobre a inovação no Espírito Santo.

    O ESX 2024 foi realizado de 14 a 16 de junho, na Praça do Papa, em Vitória, pelo Sebrae/ES e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização da Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e do governo do Estado do Espírito Santo.

    De acordo com o diretor técnico do Sebrae/ES, Eurípedes Pedrinha, o objetivo do chatbot é se tornar um guia pelos conteúdos de inovação do Estado, a ser abastecido com dados de todos os integrantes do ecossistema, permitindo ao usuário do Chat ESX localizar ações futuras como editais, eventos, resultados, históricos de iniciativas e insights. Um dos potenciais da ferramenta, por exemplo, será orientar os usuários como uma forma de capacitação de como usar ou se preparar para um edital, por exemplo.

    “Ele passa a ser uma inteligência artificial que assessora todo o ecossistema a partir do conhecimento gerado. Sabe o modelo do ChatGPT? A IA generativa tem como base um banco de dados. Nós estamos criando uma base de dados para educar a IA a ser inteligente sobre o que nós fazemos. Isso é que vai ser legal. Ela vai poder conectar a todos. Sem que a gente tenha que voltar a fazer uma pesquisa. Isso muda tudo porque quando você vai no Google, o algoritmo indexa a palavra-chave. Quando você vai na inteligência artificial, ele indexa pela sua pergunta. Ele não vai atrás só das palavras, ele vai interpretar algo, entender um contexto”

    Eurípedes Pedrinha, diretor técnico do Sebrae/ES

    O sistema pode ser acessado a partir das redes sociais e portal online do Sebrae, onde o link fica hospedado. Ao acessar, o chatbot se apresenta, pede que o usuário se apresente e se prepara para responder perguntas e manter o diálogo. Como toda inteligência artificial, ela precisa ser treinada, portanto quanto mais interações, mais o modelo se aperfeiçoa.

    Confira o Chatbot ESX

    Chatbot no ESX 2024

    A base, modelo e conceito de funcionamento do Chat ESX é muito semelhante ao famoso ChatGPT. A diferença é que ele, no evento, buscou informações e conteúdos dentro de uma base de dados formada a partir do ESX 2024. Especificamente para esta edição do evento, o chatbot foi preparado para falar sobre a programação, conectar os desejos dos participantes sobre o que eles gostariam de ver e de aprender com ideias e insights de palestras e oficinas.

    A usabilidade funcionou da seguinte forma: o participante dizia ao chat: ‘eu queria ver o que tem no ESX sobre saúde’. Então o chat mostrava painéis, palestras e as pessoas envolvidas com o tema e que estavam expondo no evento. De imediato, dentro do evento, o bot ajudou a criar conexões e orientar os visitantes com a melhor forma de explorar os conteúdos para assistir.

    Hellen Souza Campos, diretora de tecnologia e produtos da Wedo Tec, participou do ESX 2024 e usou o Chat ESX no evento

    Segundo a diretora de tecnologia e produtos da Wedo Tec, Hellen Souza Campos, que participou do ESX 2024 e usou o Chat ESX assim que chegou ao evento, a ferramenta contribuiu positivamente para a experiência: “Facilitou minha vida. Perguntei onde era a palestra que eu iria assistir, para orientar meu deslocamento, e também pedi uma relação das startups expositoras. Acho que a principal função é a conexão, que permite que a gente se organize aqui dentro do evento”, comentou.  

    De acordo com Breno Lobato, CEO da WeBelieve, hub de criatividade, inovação e tecnologia do qual faz parte a Aya Tech, responsável pelo desenvolvimento do Chat ESX,  dentro da plataforma é possível encontrar informações gerais, conteúdo sobre todas as palestras que aconteceram e todos os palestrantes, com o endereço do LinkedIn de cada um, além de informações das startups que estavam participando e expondo no ESX 2024.

    “A ideia da IA é servir como um cérebro digital do ecossistema, eternizando o conhecimento dentro do chat e apresentando esse conhecimento para quem for usar”, contou Lobato. 

    Breno Lobato, CEO da WeBelieve e da Aya Tech: “O volume de dados gerados durante o ESX 2024 foi de aproximadamente 11 milhões de caracteres”

    A partir do momento que o bot vai aprendendo com as perguntas, ele vai conhecendo o tipo de dúvida das pessoas. Na medida que a ferramenta for abastecida com os conteúdos do evento, o chat vai aprendendo novas respostas para novas dúvidas. “O melhor jeito de aproveitar o Chat ESX é usando o Chat ESX e ensinando a inteligência a orientar melhor a nossa jornada na inovação”, afirmou Pedrinha. 

    Desenvolvimento e armazenamento de dados

    Cada startup ficou responsável por preencher um formulário sobre as atividades para a criação da base de dados do Chat ESX, conforme contou Breno Lobato. Além disso, foi gravado o conteúdo das palestras durante o ESX e elaborado um resumo de todas as atividades do evento, imputado dentro do chatbot, com aproximadamente 11 milhões de caracteres.

    Segundo o CEO da WeBelieve e da Aya Tech, os dados existentes já são muitos e a equipe trabalha para aumentar a capacidade, desenvolver e aprimorar a leitura dos dados no Chat ESX. “São muitos dados e nós estamos com uma equipe trabalhando fortemente na estruturação dessas informações para que ele [bot] possa fazer um processamento e uma leitura dos dados da melhor forma possível, e possa realmente entregar a informação da forma correta, coerente e lógica para o usuário”, concluiu Breno. 

    ESX 2024 

    O ESX 2024 foi realizado entre os dias 14 e 16 de junho, na Praça do Papa, em Vitória, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e do governo do Estado do Espírito Santo.

    A quarta edição do evento foi marcada por conexões entre startups, ambientes de inovação, investidores, academias, grandes empresas, iniciativas governamentais e demais pessoas interessadas no ecossistema de inovação capixaba, que tiveram, ao longo dos três dias de conversas, intercâmbios de ideias, networking, oportunidades de negócios e investimentos.

    Com uma participação estimada de mais de 20 mil visitantes, o ESX 2024 apresentou discussões das principais tendências de transformação com mais de 100 horas de conteúdos e 130 palestrantes nacionais e internacionais. 

    Compartilhar. Facebook LinkedIn WhatsApp
    Artigo anteriorAções de inovação e sustentabilidade são apresentadas por instituições de ensino superior no ESX 2024
    Próximo artigo Fapes anuncia terceiro Tecnova com aporte de R$ 14 milhões em startups

    Postagens relacionadas

    Tecnova III: Fapes abre chamada para cadastro de empresas ou instituições especializadas em internacionalização de startups
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9683.mp3?cb=1748640166.mp3

    30 de maio de 2025

    Alunos de Cachoeiro de Itapemirim vencem campeonato internacional de robótica no México
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9680.mp3?cb=1748551302.mp3

    29 de maio de 2025

    Startup do RS vai usar inteligência artificial para identificar ligações irregulares de energia no Espírito Santo
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9676.mp3?cb=1748468129.mp3

    28 de maio de 2025
    Posts recentes
    • Tecnova III: Fapes abre chamada para cadastro de empresas ou instituições especializadas em internacionalização de startups
    • Alunos de Cachoeiro de Itapemirim vencem campeonato internacional de robótica no México
    • Startup do RS vai usar inteligência artificial para identificar ligações irregulares de energia no Espírito Santo
    • Evento na Findes vai debater desafios e oportunidades da transição energética e descarbonização
    • Municípios do interior do Estado vão realizar mutirão de atendimento gratuito ao MEI
    Tags
    aceleração ArcelorMittal Bandes Base 27 capacitação Diversidade Economia Criativa ecossistema de inovação edital EDP Empreendedorismo ESG ESX ESX 2023 Fapes Feira do Empreendedor Findes FindesLab Finep Governo ES Ifes inovação Inteligência Artificial investimento Marketing Digital MCI MEI mentoria networking ONU pesquisa Sebrae SebraeES Secti Seedes Senac-ES Senai ES Startup Experience ESX startups Suzano tecnologia TecVitória tendência Ufes Vale
    Sobre nós


    O Whitepaper Docs é um espaço para falar sobre inovação, colaboração e diversidade. Uma página em branco onde iremos abordar causas, efeitos e soluções, pensar e discutir esse momento que vivemos, que tem como principal característica a mudança.

    Bem-vindo ao Whitepaper Docs.

    --
    Política de Privacidade

    Navegação
    • Inovação
    • Colaboração
    • Diversidade
    • Empreendedorismo
    • Whitepapers
    • Tendências
    • Novas
    • Artigos
    • Entrevistas
    • Editorial
    Contato
    Rua Henrique Novaes, 88 - Ed. Chamboard, sala 605 - Centro, Vitória-ES | contato@whitepaperdocs.com | +55 27 98871 2224

    Assine a nossa newsletter!
    Instagram LinkedIn WhatsApp
    Copyright © 2025 WhitepaperDocs. Todos os direitos reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.