Por Thiago Borges, com colaboração de Thálita Sampaio, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) anunciou durante o ESX 2024 sua assistente de inteligência artificial, que pretende integrar todo o ecossistema de inovação capixaba. Chamado de Chat ESX, o chatbot interage com os usuários diretamente na plataforma da instituição, com criação de textos e respostas para as perguntas sobre a inovação no Espírito Santo.
O ESX 2024 foi realizado de 14 a 16 de junho, na Praça do Papa, em Vitória, pelo Sebrae/ES e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização da Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e do governo do Estado do Espírito Santo.
De acordo com o diretor técnico do Sebrae/ES, Eurípedes Pedrinha, o objetivo do chatbot é se tornar um guia pelos conteúdos de inovação do Estado, a ser abastecido com dados de todos os integrantes do ecossistema, permitindo ao usuário do Chat ESX localizar ações futuras como editais, eventos, resultados, históricos de iniciativas e insights. Um dos potenciais da ferramenta, por exemplo, será orientar os usuários como uma forma de capacitação de como usar ou se preparar para um edital, por exemplo.
“Ele passa a ser uma inteligência artificial que assessora todo o ecossistema a partir do conhecimento gerado. Sabe o modelo do ChatGPT? A IA generativa tem como base um banco de dados. Nós estamos criando uma base de dados para educar a IA a ser inteligente sobre o que nós fazemos. Isso é que vai ser legal. Ela vai poder conectar a todos. Sem que a gente tenha que voltar a fazer uma pesquisa. Isso muda tudo porque quando você vai no Google, o algoritmo indexa a palavra-chave. Quando você vai na inteligência artificial, ele indexa pela sua pergunta. Ele não vai atrás só das palavras, ele vai interpretar algo, entender um contexto”
Eurípedes Pedrinha, diretor técnico do Sebrae/ESO sistema pode ser acessado a partir das redes sociais e portal online do Sebrae, onde o link fica hospedado. Ao acessar, o chatbot se apresenta, pede que o usuário se apresente e se prepara para responder perguntas e manter o diálogo. Como toda inteligência artificial, ela precisa ser treinada, portanto quanto mais interações, mais o modelo se aperfeiçoa.
Confira o Chatbot ESX
Chatbot no ESX 2024
A base, modelo e conceito de funcionamento do Chat ESX é muito semelhante ao famoso ChatGPT. A diferença é que ele, no evento, buscou informações e conteúdos dentro de uma base de dados formada a partir do ESX 2024. Especificamente para esta edição do evento, o chatbot foi preparado para falar sobre a programação, conectar os desejos dos participantes sobre o que eles gostariam de ver e de aprender com ideias e insights de palestras e oficinas.
A usabilidade funcionou da seguinte forma: o participante dizia ao chat: ‘eu queria ver o que tem no ESX sobre saúde’. Então o chat mostrava painéis, palestras e as pessoas envolvidas com o tema e que estavam expondo no evento. De imediato, dentro do evento, o bot ajudou a criar conexões e orientar os visitantes com a melhor forma de explorar os conteúdos para assistir.
Segundo a diretora de tecnologia e produtos da Wedo Tec, Hellen Souza Campos, que participou do ESX 2024 e usou o Chat ESX assim que chegou ao evento, a ferramenta contribuiu positivamente para a experiência: “Facilitou minha vida. Perguntei onde era a palestra que eu iria assistir, para orientar meu deslocamento, e também pedi uma relação das startups expositoras. Acho que a principal função é a conexão, que permite que a gente se organize aqui dentro do evento”, comentou.
De acordo com Breno Lobato, CEO da WeBelieve, hub de criatividade, inovação e tecnologia do qual faz parte a Aya Tech, responsável pelo desenvolvimento do Chat ESX, dentro da plataforma é possível encontrar informações gerais, conteúdo sobre todas as palestras que aconteceram e todos os palestrantes, com o endereço do LinkedIn de cada um, além de informações das startups que estavam participando e expondo no ESX 2024.
“A ideia da IA é servir como um cérebro digital do ecossistema, eternizando o conhecimento dentro do chat e apresentando esse conhecimento para quem for usar”, contou Lobato.
A partir do momento que o bot vai aprendendo com as perguntas, ele vai conhecendo o tipo de dúvida das pessoas. Na medida que a ferramenta for abastecida com os conteúdos do evento, o chat vai aprendendo novas respostas para novas dúvidas. “O melhor jeito de aproveitar o Chat ESX é usando o Chat ESX e ensinando a inteligência a orientar melhor a nossa jornada na inovação”, afirmou Pedrinha.
Desenvolvimento e armazenamento de dados
Cada startup ficou responsável por preencher um formulário sobre as atividades para a criação da base de dados do Chat ESX, conforme contou Breno Lobato. Além disso, foi gravado o conteúdo das palestras durante o ESX e elaborado um resumo de todas as atividades do evento, imputado dentro do chatbot, com aproximadamente 11 milhões de caracteres.
Segundo o CEO da WeBelieve e da Aya Tech, os dados existentes já são muitos e a equipe trabalha para aumentar a capacidade, desenvolver e aprimorar a leitura dos dados no Chat ESX. “São muitos dados e nós estamos com uma equipe trabalhando fortemente na estruturação dessas informações para que ele [bot] possa fazer um processamento e uma leitura dos dados da melhor forma possível, e possa realmente entregar a informação da forma correta, coerente e lógica para o usuário”, concluiu Breno.
ESX 2024
O ESX 2024 foi realizado entre os dias 14 e 16 de junho, na Praça do Papa, em Vitória, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e do governo do Estado do Espírito Santo.
A quarta edição do evento foi marcada por conexões entre startups, ambientes de inovação, investidores, academias, grandes empresas, iniciativas governamentais e demais pessoas interessadas no ecossistema de inovação capixaba, que tiveram, ao longo dos três dias de conversas, intercâmbios de ideias, networking, oportunidades de negócios e investimentos.
Com uma participação estimada de mais de 20 mil visitantes, o ESX 2024 apresentou discussões das principais tendências de transformação com mais de 100 horas de conteúdos e 130 palestrantes nacionais e internacionais.