Por Ana Clara Gonçalves, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab.
Em meio ao frenesi de inovação e conexões entre as mais de 20 mil pessoas que passaram pela Praça do Papa, em Vitória, durante os três dias de ESX 2024, um espaço multissensorial se destacou pela missão de promover inclusão e bem-estar, sendo destinado a adultos e crianças neurodivergentes. Idealizado para oferecer um refúgio tranquilo, esse ambiente acolhedor foi amplamente utilizado e bem recebido pelos participantes do evento.
O ESX 2024 foi realizado de 14 a 16 de junho pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do governo do Estado do Espírito Santo.
O Espaço Multissensorial foi cuidadosamente projetado para atender às necessidades de pessoas com neurodivergências, como Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), dislexia, entre outros. O local contou com uma variedade de recursos que ajudaram a aliviar o estresse e a ansiedade provocados pelos estímulos intensos do evento. Entre os elementos disponíveis estavam balanços, quadros táteis, uma piscina de bolinhas, pufes confortáveis e uma televisão exibindo imagens e sons relaxantes.
A psicóloga Ana Paula Pereira Ramos visitou o espaço e destaca a importância desta iniciativa. “Geralmente, nesses eventos, não se pensa nas pessoas com problemas neuropsicológicos. Quando encontrei este espaço, achei interessante porque permite que essas pessoas possam descansar, relaxar e até desenvolver-se cognitivamente. Isso alivia a irritabilidade e o nervosismo, proporcionando tranquilidade para que a família possa aproveitar a exposição”, explica.
O novo espaço do ESX 2024 é um sucesso! Edson Valpasso Motta, biólogo e professor, visitou o ambiente com a família e reflete que o projeto é muito interessante porque oferece um contraponto à agitação do evento. “Nós, como família, pudemos aproveitar um lugar mais confortável e tranquilo, onde conseguimos nos acalmar. Isso é fundamental não só aqui, mas em nosso dia a dia conturbado”, afirma.
A criação deste ambiente inclusivo foi uma iniciativa conjunta de Allexandre Montarroyos, analista do Sebrae/ES, Diógenes Nascimento, consultor de cultura e comunicação da Azys Inovação, e João Otávio Carvalho, estudante de Jornalismo. Juntos, eles trouxeram as experiências pessoais de um cotidiano neuroatípico para o desenvolvimento do espaço.
“Eu vivo o universo da neurodivergência há dois anos, sendo pai de uma criança autista. Entendi que, em um evento tão grande, não são só as crianças que precisam de um espaço assim, mas também os adultos atípicos”
Allexandre Montarroyos, analista do Sebrae/ESDiógenes lembra que a ideia do espaço começou de uma necessidade muito específica. “Eu, como pessoa atípica com TDAH e autismo, enfrento dificuldades no dia a dia. Discuti com Allexandre sobre como o evento poderia ser mais inclusivo e decidimos criar o Espaço Multissensorial. Foi um desafio adaptar tudo, mas conseguimos criar um ambiente que atende necessidades comuns de diversas neurodivergências”, explicou.
O acesso ao Espaço Multissensorial é simples e inclusivo. Não é necessário apresentar nenhum laudo, a autoidentificação é suficiente. Adultos e crianças podem permanecer no espaço pelo tempo que precisarem, desfrutando de um ambiente com controle de luz, ruído reduzido e diversas atividades sensoriais projetadas para promover conforto e tranquilidade.
O novo espaço no ESX 2024 é apenas o começo. Allexandre e Diógenes têm planos de expandir e aprimorar o conceito em futuros eventos. “Estamos aprendendo com a experiência deste ano e ouvindo o feedback dos participantes. Nossa intenção é ampliar a oferta de elementos que atendam a uma gama ainda maior de necessidades neurodivergentes”, complementa Diógenes.
Ele acrescenta que o objetivo é criar um modelo de inclusão que possa ser replicado em outros eventos e espaços públicos para que esse tipo de iniciativa não seja uma exceção, mas a norma, já que inovação é feita por e para pessoas. E, assim, oferecer a oportunidade que todos possam participar plenamente de todas as ações propostas no evento de forma plena e independente.
O ESX 2024, ao oferecer o Espaço Multissensorial, demonstra um compromisso com a inclusão e o bem-estar de todos os participantes. O espaço não apenas atende às necessidades específicas dos neurodivergentes, mas também representa um movimento importante em direção à criação de ambientes mais acolhedores e inclusivos em eventos de todos os tipos.
“A inclusão é fundamental para qualquer tipo de inovação real. E não se trata apenas de criar espaços separados, mas de integrar essa preocupação em todos os aspectos do evento. No final das contas, é sobre garantir que todos possam participar, se conectar e crescer”, conclui Montarroyos.