Por Bruno Caetano, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab
O Espaço Talentos do Amanhã, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) em parceria com a Prefeitura de Vitória, é uma das grandes atrações da ESX 2024 e espera receber até domingo dentro do evento, na Praça do Papa, cerca de 1.500 crianças e adolescentes interessados em conhecer ou aprimorar habilidades em relação à inovação e à tecnologia.
O ESX 2024 é uma realização do Sebrae/ES e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do governo do Estado. A programação é gratuita e inclui atividades para diferentes faixas etárias, inscreva-se em: esx.com.es.
O espaço oferece oficinas de robótica e programação para crianças e adolescentes usando linguagem de fácil compreensão com o objetivo de despertar o interesse da futura geração no desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para inovação, tecnologia e empreendedorismo.

De acordo com a coordenadora do programa de educação empreendedora do Sebrae/ES, Jussara Pancieri, o Talentos do Amanhã é dedicado a crianças e adolescentes, com o ambiente interativo e educativo.
“Aqui, trabalhamos com três eixos principais: inovação, tecnologia e empreendedorismo. Temos oficinas de robótica, programação e gamificação com idiomas, além de palestras voltadas para professores, pais e empresas do setor educacional”, explicou Pancieri.
O espaço é subdividido em três salas: Codifica, Conecta e Hubtech. Cada uma delas oferece oficinas alinhadas às temáticas do programa. Além disso, o Talentos do Amanhã é destinado a debates e palestras sobre temas emergentes e tendências no campo da educação para o desenvolvimento da cultura empreendedora entre os futuros profissionais.
“Não conseguimos ser inovadores sem criatividade. Este espaço é dedicado a desenvolver essas competências, preparando os estudantes para serem transformadores e inovadores no futuro”
Jussara Pancieri, coordenadora do programa de educação empreendedora do Sebrae/ES.Minecraft como potencial educacional
Adorado pelas crianças e com mais de 20 anos de existência, o jogo eletrônico Minecraft tem se reinventado para apresentar o universo da programação, com jogos e trilhas gamificadas para o público infanto-juvenil.
O professor responsável pelo projeto de oficina de Minecraft no ESX 2024, Isaque Tavares, contou que o objetivo é ensinar como funciona o conhecimento e o trabalho colaborativamente. A partir disso, a plataforma cria espaços de incentivo à prática de ideias.
“As crianças aprendem a desenvolver projetos ajudando umas às outras, utilizando uma ferramenta divertida e de longa duração”, pontuou Tavares.
O estímulo por meio de ferramentas lúdicas é fundamental, especialmente para as crianças, que se interessam por atividades interativas e diferentes, conforme conta o professor Jarbas Amaral, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Éber Louzada Zippinotti, de Vitória, que trouxe turmas para conhecer o espaço e que deve levar boas ideias para sala de aula.
“É gratificante mostrar aos alunos, na prática, como as coisas funcionam, que outras pessoas também se interessam e que esse conhecimento pode ser aplicado em vários contextos da vida deles”
Jarbas Amaral, professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Éber Louzada Zippinotti.O diferencial está na linguagem adequada ao contexto do público infanto-juvenil, geralmente composto por crianças entre 7 e 9 anos. Para isso, no espaço são usadas ilustrações e discussões do dia a dia para facilitar o entendimento e o aproveitamento.
Márcia Boukai Leitão, mãe do pequeno Yonai Kustemberg, de 11 anos, trouxe o filho, que já é amante de tecnologia e robótica, ao espaço para aproveitar as oficinas. Segundo Márcia, não é apenas o filho que fica empolgado com as novas tecnologias – ela também fica encantada com as possibilidades que essas ferramentas podem trazer para a educação.
O jovem Yonai, curioso por uma das oficinas de robótica, compartilhou o amor por estudar tecnologia futuramente: “Eu realmente acho muito legal. Gostei muito da área dos robôs autônomos porque é algo que me interessa bastante. Na minha escola, mexemos com isso com frequência e com programas, e foi muito legal ver novos jeitos. Acho que esse tipo de oficina é o que realmente me agrega”, contou Yonai.
A programação é gratuita durante os três dias de evento, com atividades em três horários: às 10h, às 13h e às 16h. As inscrições para as oficinas são feitas no dia do evento.
SERVIÇO
ESX 2024 — Espírito Santo Innovation Experience
Local: Praça do Papa, Vitória, ES
Data: sábado (15 de junho), das 9h às 21h, e domingo (16 de junho), das 9h às 20h
Entrada gratuita
Programação completa e inscrições: esx.com.es