Por Bruno Caetano, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab.
No universo das startups, o sucesso muitas vezes depende não apenas de uma ideia inovadora, mas também das conexões e redes de contato que os empreendedores conseguem estabelecer. Com quase 300 startups participantes de diferentes regiões do Brasil, o Espírito Santo Innovation Experience — ESX 2024 é o ambiente pensado para compartilhar soluções, firmar parcerias e gerar oportunidades entre os negócios de base tecnológica. Não à toa elas estão posicionadas no centro do evento.
O ESX 2024, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), conta com correalização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e governo do Estado, e chega ao fim neste domingo, 16 de junho.

“A infraestrutura foi pensada e planejada para proporcionar visibilidade para as startups e gerar conexão com investidores, parceiros e clientes em potencial, maximizando as oportunidades de crescimento e desenvolvimento”
Filipe Lago, analista do Sebrae/ES e responsável pelo Espaço Startups.Intercâmbio de inovações e contatos
Com quase três vezes mais startups do que a última edição, o ESX 2024 inovou e deu possibilidade para o intercâmbio de inovações entre startups capixabas e de empresas de base tecnológica de diversos ecossistemas do País. Segundo Jorge Pedroso, CEO da startup paulista Konektah, que trabalha com posicionamento de marca, as conexões nos três dias de evento resultaram em muitas parcerias e trocas de conteúdo.
“O cenário capixaba tem crescido bastante. Somente no sábado, fizemos muitas conexões, tanto com visitantes quanto com outras startups”, conta Pedroso.
Em busca de uma plataforma ideal para validar soluções e expansão das redes de contatos, startups de variados segmentos se encontram no ESX 2024. O espaço conta com áreas dedicadas à capacitação, oficinas, apresentações de pitch e go-to-market, que são estratégias para lançamento e posicionamento de produto e serviço no mercado, além de espaços de exposição para facilitar interações e trocas de conhecimento.
Para Eduardo Nunes, diretor de marketing da Toda Neo, plataforma que conecta instrutores e alunos, o evento está cumprindo com a proposta de conectar empreendedores, gerar oportunidades e incluir a sociedade no ecossistema. “O espaço é maravilhoso e ótimo para conexões. A resposta do público tem sido muito positiva, especialmente para o nosso segmento. Estamos saindo com muitos contatos estratégicos”, contou Nunes.
Na última edição, em 2023, mais de 80 empresários de fora do Estado visitaram o evento e articularam parcerias. A expectativa do Sebrae/ES é que na edição deste ano ainda mais investidores tenham comparecido ao ESX.
Michel Torres, fundador da Vibz, especializada em descomplicar planos de negócios para empreendedores, também compartilhou o entusiasmo com os resultados do evento: “Recebemos visitas de empreendedores de todos os níveis e foi um momento de validação muito interessante para nós”, disse.
Também presente no ESX 2024, a startup Weeker, focada em Live Commerce (comércio de vídeo), apresentou a tecnologia da empresa no Espaço Startups. O cofundador Douglas Siqueira destacou o ESX 2024 como uma excelente plataforma para expor ideias. “Estamos na fase de validação e esperamos que mais pessoas conheçam nossa tecnologia e que possamos encontrar parceiros e clientes. É muito gratificante ver o Espírito Santo crescendo e inovando”, concluiu o representante da Weeker.