Por Ana Clara Gonçalves, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab.
A edição 2024 do ESX foi marcada por conexões. Startups, ambientes de inovação, investidores, academias, grandes empresas e iniciativas governamentais tiveram três dias de conversas, intercâmbios de ideias, networking, oportunidades de negócios e investimentos, além de discussões das principais tendências de transformação em mais de 100 horas de conteúdo. O maior evento de inovação do Espírito Santo encerrou suas atividades neste domingo, 16 de junho, com uma participação estimada de mais de 20 mil visitantes ao longo dos três dias de programação.
Realizado de 14 a 16 de junho na Praça do Papa, em Vitória, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e do governo do Estado do Espírito Santo, o ESX 2024 superou as expectativas tanto dos organizadores quanto dos participantes, reforçando seu papel no cenário de inovação capixaba.
O evento trouxe um público diversificado, oferecendo uma programação intensa que incluiu palestras, mentorias, games e oficinas voltadas para diversos segmentos, com destaque para a promoção do ambiente propício para a troca de conhecimentos e a criação de conexões valiosas.
De acordo com o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, a quarta edição do ESX se consolidou muito mais forte do que as anteriores.
“Encerramos o ESX 2024 consolidando uma integração muito forte do movimento da inovação capixaba. Conseguimos fazer uma grande entrega para o Espírito Santo, conectando todos os atores e todo o ambiente de inovação em um único lugar”
Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ESPara Rigo, o destaque do evento foram as conexões proporcionadas a todos que participaram do ESX, especialmente as startups. “Além disso, passamos um importante recado de sustentabilidade. Foi um evento com carbono neutro, resíduo zero, acessibilidade e inclusão. Para nós foi um grande aprendizado fazer um evento com tantos elementos importantes”, disse.
O diretor técnico do Sebrae/ES, Eurípedes Pedrinha, comentou sobre o sucesso do evento: “O que mais vi pelos corredores foram visitantes empolgados e muitos sorrisos. Tivemos mais de 200 colaboradores do Sebrae trabalhando voluntariamente para a realização do evento e a satisfação estava visível. As startups que participaram saíram daqui com novas conexões e oportunidades”, conta.
Entre os espaços que mais chamaram a atenção dos participantes estavam as áreas dedicadas às startups, ambientes de inovação, SebraeLab, Talentos do Amanhã, Espaço Multissensorial e diversas experiências interativas expostas por colaboradores. A combinação de networking e conexões proporcionou um ambiente dinâmico e inspirador ao evento.
Iniciativas públicas e privadas em prol da inovação
A presença de muitas autoridades reforçou o peso do evento. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Bruno Lamas, detalhou as ações e apoios do governo do Estado. Ele destacou que o governo participa ativamente na promoção e no financiamento de ideias inovadoras através do Fundo Soberano e de programas próprios de aceleração de startups.
Lamas ressaltou a importância da participação política e da promoção de eventos como o ESX para impulsionar o ambiente de inovação capixaba e fortalecer pequenos negócios. “Integrar-se a um ecossistema de inovação não só impulsiona o avanço tecnológico, mas também cria um ambiente colaborativo que estimula a criatividade e o empreendedorismo”, afirmou o secretário.
Por outro lado, a adesão da iniciativa privada ao ESX tem fortalecido as relações entre empresas, startups, instituições acadêmicas e governo. O movimento intensifica o desenvolvimento de soluções tecnológicas e sustentáveis, essenciais em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.
Os principais patrocinadores do evento marcaram presença durante toda a programação, como o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Vale, Petrobras, ArcelorMittal, FindesLab, Prefeitura de Vitória, Sicredi, Caixa, Sicoob, Suzano e EDP.
Experiências
Os visitantes do ESX 2024 demonstraram satisfação com as experiências vivenciadas. Byanca dos Santos Januário, mãe do jovem Bernardo, de 13 anos, compartilhou sua perspectiva: “Meu marido viu sobre o evento na internet e viemos por causa do nosso filho, que gosta de robótica e games. Ele adorou participar das oficinas do Talentos do Amanhã e está muito empolgado com tudo o que viu aqui, já dizendo que quer um dia trabalhar com isso de jogo e tecnologia”, disse Byanca.
Thamires, bolsista do projeto Cultura Maker do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Cariacica, descreveu sua experiência no ESX 2024 como enriquecedora e inspiradora. Ela ficou impressionada com a diversidade de empresas expondo inovações e destacou especialmente uma startup que apresentava soluções para restaurantes, o que a motivou a pesquisar mais sobre o assunto.
A estudante também apresentou seu projeto de impressão 3D junto do Instituto que faz parte, alinhado com a temática de inovação do evento, e apreciou o ambiente acolhedor, acessível e familiar, inclusive levando seu cachorro, o Caramelo, para aproveitar a visita.
Evento carbono neutro e inclusão social
O ESX 2024 também refletiu a jornada do Sebrae/ES no aprimoramento dos eixos ESG, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança. No âmbito ambiental, foi o primeiro evento carbono neutro da entidade, com emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) quantificadas e compensadas por créditos de carbono da Marca Ambiental, que emitirá certificados de rastreabilidade.
No aspecto social, o evento contou com uma sala multissensorial e tradução em Libras em todas as palestras, garantindo acessibilidade a todos os participantes. Quanto à governança, a realização do evento foi transparente, oferecendo canais diretos à Ouvidoria e contando com embaixadores para apoiar o Comitê de Sustentabilidade da entidade.
Negócios
Yago Moreira, CEO de uma startup iniciante que foi ao evento prestigiar os colegas de profissão, enfatizou a importância do ESX para sua área de atuação: “O evento foi crucial para visualizar as tendências do mercado e criar novas conexões. Mesmo não podendo expor este ano, as parcerias e oportunidades que encontramos aqui são inestimáveis. Espero estar nesse local ano que vem”, afirmou.
A CEO da startup capixaba IAJobs, Mirella Ribeiro, que expôs durante os três dias do evento, destacou surpresa com os resultados positivos de sua participação. “Confesso que estou muito feliz, muitas pessoas nos viram e nos deram um feedback positivo. Já saio daqui com muitas reuniões marcadas e até algumas vendas realizadas, o que superou minhas expectativas”, contou Mirella.
ESX 2025 já é esperado
Com o sucesso da edição 2024, os planos para o ESX 2025 já estão em andamento. Pedrinha revelou que a preparação para o próximo ano começa imediatamente.
“Para 2025, queremos um evento ainda mais plural e representativo do ecossistema de inovação. Nossa meta é continuar inspirando e também trazer mais negócios para o evento”, afirmou o diretor técnico do Sebrae/ES.