Por Paulo Victor Ribeiro, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab
Com atuação sólida no mercado brasileiro há 11 anos e interesse em expandir negócios no Espírito Santo, a startup Blue Technology demonstrou seu compromisso com a inovação ao apresentar um software de gestão de eventos que facilitou o credenciamento e a coleta de dados no ESX 2024. O evento foi realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do governo do Estado, entre os dias 14 e 16 de junho, na Praça do Papa, em Vitória.
Para o ESX 2024, a empresa desenvolveu um software de gestão que fez o credenciamento de todos os visitantes durante a entrada e saída do evento e dos espaços temáticos. Após a leitura do QR Code, o Sebrae/ES recebeu uma lista qualitativa do interesse das pessoas que frequentaram o evento para se comunicar de forma mais assertiva.
Além disso, a Blue Technology ficou responsável pela instalação do painel de Led no evento, apresentando a programação completa em tempo real e os indicadores de entrada e saída.
“Temos diversos aplicativos desenvolvidos no segmento de educação, da construção civil e também para o segmento de eventos. Produzimos indicadores específicos para a equipe do Sebrae monitorar o ESX. O mais disruptivo é a tecnologia offline. A nossa solução não para de funcionar se a internet cair. É comum o Sebrae realizar eventos no interior, fora da região metropolitana, em lugares que a internet não chega ou até mesmo no centro, como este, onde há um pico muito grande de usuários conectados na banda larga e geralmente passa por momentos de instabilidade. Em momento nenhum o ESX deixou de bipar e credenciar as pessoas. Tudo funcionou de forma fluida”
Leonardo Machado de Almeida, CEO da Blue Technology.Com sede em Recife, a empresa especializada em sistema de gestão integrada (ERP) também trabalha em outras regiões do País, como: Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Piauí e Mato Grosso do Sul. No Espírito Santo, a Blue Technology identificou a potência do ecossistema de inovação e apostou na possibilidade de expansão de mercado.
De acordo com o CEO da empresa, Leonardo Machado, o ESX representa o crescimento do ES como um polo de inovação no Brasil, com um alto nível de engajamento e diversas iniciativas de apoio ao empreendedorismo, atraindo a atenção de empresas e investidores. Segundo Machado, o desejo é expandir a Blue Technology na região e contribuir para o desenvolvimento tecnológico, oferecendo soluções personalizadas para resolver desafios específicos.
“No ESX 2024, nos identificamos com a tecnologia e inovação. E a Blue Technology é apaixonada quando se fala do tema inovação. Assim, buscamos participar do evento num primeiro momento”, comentou Leonardo.
Além disso, a diversidade de ideias e conexões com diferentes iniciativas foi um diferencial: “Me chamou atenção o Espaço Acelera, onde o Sebrae fez a ponte de várias startups com investidores. Esse é um importante papel que o Sebrae cumpre no evento”, completou o CEO da Blue Technology.
A empresa enxerga várias iniciativas do governo e dos municípios capixabas como potencial de investimentos para a impulsionar o desenvolvimento tecnológico. O representante da Blue Technology reforçou ainda que identificou dores do ecossistema que não foram solucionadas: “Pude acompanhar todo esse movimento aqui no ES e a Blue vai se posicionar ainda mais. Nossa meta e desafio é desembarcar aqui e resolver algumas dessas dores e ser mais conhecido no mercado local”, concluiu Leonardo.