Por Thálita Sampaio, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab
Imersão de realidade virtual, totens digitais e cerca de 200 orientações presenciais por dia aos empreendedores, totalizando 600 atendimentos, foram as três dinâmicas disponíveis no espaço do SebraeLab no ESX 2024, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e Mobilização Capixaba pela Inovação, com correalização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do governo do Estado do Espírito Santo, entre os dias 14 e 16 de junho, na Praça do Papa, em Vitória.
Dentre as atividades na exposição do SebraeLab, a imersão de realidade virtual promoveu aos visitantes e interessados no empreendedorismo uma visualização dinâmica e educativa sobre quatro segmentos de negócios: loja de vestuário feminino, salão de beleza, hostel e estufa.
Já nos totens digitais, foi possível conhecer e experimentar soluções digitais que o Sebrae/ES oferece, como o aplicativo da biblioteca Sebrae e o mapa de turismo, que foi lançado no evento. O atendimento presencial também foi outro recurso utilizado e contou com analistas e especialistas em inovação para sanar dúvidas e realizar orientações ao público.
De acordo com a coordenadora do portfólio do Sebrae/ES e responsável pelo espaço, Jessika Tristão, o ambiente serviu como um local de apoio aos empreendedores, futuros empreendedores e colaboradores que estão entrando no ecossistema de inovação.

“Quando a pessoa conversa com um especialista, ela consegue tomar decisões com mais clareza, identificar dores no negócio que precisam ser melhoradas e também ter acessos a oportunidades. Os atendimentos e a leitura dos conteúdos digitais disponibilizados ajudam ao empreendedor no amadurecimento da gestão de negócios,” contou Jessika.
Foram realizados, aproximadamente, mais de 200 atendimentos por dia no espaço SebraeLab. Além disso, os escritórios do Sebrae contam com atendimento qualificado, presencial e remotamente, que ajudam na evolução de pequenos negócios. Também são ofertados cursos, palestras, oficinas e consultorias para aqueles que estão começando, ou têm vontade de começar, essa jornada de inovação.
“Nós estamos começando a organizar no SebraeLab uma plataforma com insights, dicas e sugestões de negócios que podem ser implementados, soluções que podem ser adotadas, inspirando os empreendedores a tomar para si alguma ideia e se lançarem no mercado”, explicou o diretor técnico do Sebrae/ES, Eurípedes Pedrinha.
SebraeLab
Voltado para o compartilhamento de ideias e aprendizado, o SebraLab é um espaço diverso que, além de favorecer a criatividade no empreendedorismo, proporciona estratégias inovadoras para o mercado.