Por Ana Clara Gonçalves, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab.
A startup capixaba Budd.ie está revolucionando o campo da saúde mental com o desenvolvimento de um robô terapeuta projetado para fornecer suporte emocional e psicológico. Fundada por Ana Quiroz, neurocientista e CEO, a empresa está no estágio inicial de desenvolvimento, mas já apresenta promissoras inovações tecnológicas.
Ela é uma das startups expositoras no ESX 2024, que está sendo realizado até domingo (16 de junho), na Praça do Papa, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização da Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e do governo do Estado do Espírito Santo. A entrada é gratuita. Inscreva-se em: esx.com.es.
O Budd.ie é um chatbot com funcionalidades de voz, criado para atuar como um amigo e terapeuta, fornecendo apoio emocional e ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade. O robô é alimentado por dados de diversas linhas de terapia, estudos de comportamento humano e neurociência, permitindo uma interação mais profunda e personalizada com os usuários. Além de sessões de terapia tradicionais, o Budd.ie oferece conteúdo de saúde mental, técnicas de respiração e outros recursos para momentos de crise.
A ideia de criar a startup surgiu da própria experiência de vida de Ana Quiroz. Desde os 12 anos, Ana enfrentou desafios relacionados à saúde mental e, ao longo de mais de 15 anos de voluntariado, ajudou milhares de pessoas que precisavam de suporte emocional. Após vender suas empresas anteriores, ela reconheceu o potencial da tecnologia para expandir seu impacto e iniciou o desenvolvimento do Budd.ie no início de 2023. Enfrentando dificuldades iniciais, como a falta de um desenvolvedor, Ana perseverou e conseguiu desenvolver o chatbot que hoje está sendo usado por várias pessoas.
A Budd.ie está constantemente inovando e já planeja lançar, nos próximos meses, o avatar Provision Pro, que permitirá uma interação mais realista com o robô terapeuta, como se ele estivesse ao lado do usuário. Além disso, a empresa tem aspirações de desenvolver um robô físico de companhia que combine suporte emocional com um vasto conhecimento sobre saúde mental.
Ficha técnica
Nome da startup: Budd.ie
O que faz: Desenvolve um robô terapeuta para fornecer suporte emocional e psicológico
Sócios: Daniela Quiroz (CEO e neurocientista)
Sede: Vitória
Início das atividades: 2023
Redes sociais: @buddiehealth