Por Bruno Caetano, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab.
No cenário crescente do ecossistema de inovação capixaba, startups e empreendimentos do interior do Estado estão redefinindo o panorama econômico de suas regiões, criando oportunidades para a população local e se destacando com soluções inovadoras. Nesse contexto, 20 empresas de base tecnológica do interior marcaram presença no ESX 2024, realizado de 14 a 16 de junho na Praça do Papa, em Vitória, para apresentar as iniciativas desenvolvidas fora do eixo da região metropolitana.
Dos municípios do interior capixaba presentes no evento, destaque para Linhares, com oito startups, seguido por São Mateus (4), Colatina (2), e Aracruz, Castelo, Guarapari, Irupi, Marilândia e Venda Nova do Imigrante, com uma startup cada.
Os empreendedores mostraram como aproveitar oportunidades na própria região para crescer e se destacar no mercado global. As atuações são diversas, incluindo tecnologias inovadoras que abordam setores educacionais, saúde, infraestrutura urbana, qualidade de vida para a população, soluções para o mercado de games e para o campo, entre outras.
O empreendedor Celio Sathler, de Irupi, desenvolveu uma biotecnologia capaz de transformar esgoto em água em até seis horas. A startup chamada de Zero Esgoto é uma solução que atende as necessidades do município e está sendo replicada globalmente. De acordo com o idealizador do projeto, o foco agora é se consolidar como negócio e escalar as vendas com eficiência operacional da empresa.
“A inovação não está restrita aos grandes centros mas, sim, espalhada pelas mais diversas regiões do Brasil, pronta para atender desafios específicos das comunidades”
Célio Sathler, CEO da Zero Esgoto.Essas iniciativas atraem investidores para a região e fortalecem o ecossistema local, com a criação de empregos e possibilidades de qualificações, além de fomentar parcerias estratégicas com universidades e centros de pesquisas.
Desenvolvimento de startups
Uma startup passa por diversas fases de maturidade em seu desenvolvimento. Inicialmente, na fase de ideação, os fundadores exploram e desenvolvem conceitos inovadores que buscam resolver problemas específicos do mercado. A Shed of Ideas (Galpão de Ideias) é uma das startups que está nesta fase.
A iniciativa nasceu em São Mateus, dedicada ao desenvolvimento e capacitação em jogos. O fundador, Will Emmerich, explicou sobre o foco do projeto ser a capacitação local, transformando jovens em multiplicadores de ideias no estúdio.
Para Will, criar esse ecossistema em São Mateus pode promover o crescimento regional na área dos games e capacitar a população para o desenvolvimento de novas tecnologias. “O crescimento de iniciativas no interior, como a nossa, tem o potencial de alcançar o reconhecimento global”, disse Emmerich.
Na fase de validação, três startups que estiveram na ESX 2024 estão testando o modelo de negócio e validando o interesse e a viabilidade por parte dos clientes. Quando a startup alcança a fase de tração, ela está experimentando um crescimento exponencial. No interior capixaba, é o caso de 11 startups que atingiram este estágio. Já na fase de crescimento elas expandem as estruturas das operações, como é o caso de quatros negócios que estão nessa etapa.
Atualmente, há 11 incubadoras nos municípios de Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Ibatiba, Linhares, Montanha, Nova Venécia, São Mateus, Venda Nova do Imigrante e no Distrito de Itapina, todos vinculados a Núcleos Incubadores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que formam uma rede de promoção e desenvolvimento de negócios inovadores no Estado, além de uma incubadora em João Neiva, ligada ao governo do Estado. O município de Linhares também comporta um coworking e aceleradora, enquanto Cachoeiro de Itapemirim e Colatina atuam com um coworking cada.
O último mapeamento dos habitats de inovação do Espírito Santo, realizado pela EDP Brasil em 2023, apontou que 19 habitats estão sediados no interior, presentes em: Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Santa Teresa, São Mateus e Venda Nova do Imigrante. Apesar de ainda ser tímido, o percentual de habitats no interior do Estado cresceu, em função do incentivo decorrente da articulação de atores, criação de programas e políticas públicas.
Ações entre governo e municípios
No Espírito Santo, o apoio ao ecossistema local de inovação, juntamente com o setor público, pode trazer novas perspectivas de desenvolvimento econômico, especialmente diante das mudanças tributárias.
A cidade de Colatina foi pioneira ao estabelecer uma secretaria específica para Ciência, Tecnologia e Inovação no interior. A coordenadora Bárbara Justino explicou que foram criadas duas estruturas principais para apoiar a inovação: o Centro de Ciência e o Centro de Inovação.
“Entendemos que apoiar a inovação era o caminho para potencializar o surgimento de novas startups na cidade”, pontuou Justino.
O governo do Estado já implementa projetos de interiorização do desenvolvimento, focando na inclusão digital e no acesso à informação, fundamentais para reduzir as desigualdades regionais. A professora do Ambiente Social de Inovação (ASI), programa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Tatiana Doin, destacou que o impacto econômico desses empreendimentos não se limita apenas ao aspecto tecnológico, mas também social.
“Qualquer pessoa, independentemente de onde viva, pode desenvolver soluções inovadoras. O que precisamos é potencializar essas ideias”, declarou Tatiana.
Cinco municípios do interior podem se tornar as primeiras Cidades Inteligentes do ES
Os municípios de Alegre, Afonso Cláudio, Colatina, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante avançaram nos processos para aderir ao programa ES Inteligente, iniciativa que une inovação e sustentabilidade, e pretende reduzir gastos, melhorar serviços públicos, rede de telecomunicações e videomonitoramento para trazer mais segurança e qualidade de vida aos cidadãos.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), que possibilita a estruturação de Parcerias Públicos-Privadas (PPPs) e concessões públicas para ampliar os serviços ofertados à população. O projeto já conta com 24 municípios interessados em aderir à iniciativa, representando cerca de 30% do Estado.
Conheça as startups do interior que estiveram presentes no ESX 2024
Startup: APPLINE SOFTWARE
Município: Linhares
O que oferece: Oferece um serviço que facilita as vendas e fortalece a fidelidade dos clientes por meio de aplicativo exclusivo.
Startup: Compartilhe Saúde
Município: São Mateus
O que oferece: Compartilhe Saúde é uma empresa de tecnologia em saúde (healthtech) que oferece uma plataforma para facilitar a conexão entre médicos, laboratórios, clínicas e clientes que buscam cuidar de sua saúde.
Startup: Cubo Life
Município: São Mateus
O que oferece: A Cubo Life desenvolve softwares para serviços de saúde, com ênfase em sistemas de laudos de eletrocardiograma (ECG), tomografia de coerência óptica (OCT) e prontuários eletrônicos.
Startup: DESCOMPLICA EMPRESA
Município: Linhares
O que oferece: A Descomplica oferece solução para a sobrecarga dos contadores na formalização de empresas. Com o software Colet360, gerenciam toda a demanda do setor, garantindo produtividade
Startup: e-Simples Auditoria Eletrônica Ltda
Município: Linhares
O que oferece: A empresa oferece uma tecnologia avançada com machine learning que corrige a apuração de impostos do Simples Nacional, evitando que empresas paguem impostos a mais.
Startup: IaJob
Município: Linhares
O que oferece: A empresa oferece uma solução de recrutamento baseada em tecnologia avançada que facilita a seleção de candidatos ideais para as empresas. Na plataforma utiliza-se métodos de correspondência precisos para conectar candidatos com empresas.
Startup: Mais Vendas
Município: Linhares
O que oferece: A Mais Vendas é uma startup que oferece um aplicativo chamado maisvendas.app, que eleva as vendas de lojistas utilizando inteligência artificial e tecnologia via WhatsApp.
Startup: Meliponário Jardim de Mel
Município: Colatina
O que oferece: A empresa oferece soluções sustentáveis para pequenos e grandes produtores rurais, utilizando abelhas sem ferrão como canais de sustentabilidade e geração de renda por meio da polinização assistida.
Startup: MV Gestão Integrada
Município: Castelo
O que oferece: A empresa oferece um sistema financeiro inovador de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que destrava ativos ambientais e os transforma em instrumentos financeiros.
Startup: NordKraken
Município: Marilândia
O que oferece: A NordKraken oferece uma plataforma que facilita a criação de novas tecnologias através do no-code. Seu objetivo é simplificar drasticamente o processo de desenvolvimento para empresas a transformarem suas ideias em realidade.
Startup: Pinn Delivery
Município: São Mateus
O que oferece: A Pinn Delivery é um sistema de Gestão de Pedidos para Food Service com foco em automatizar o processo de vendas do cliente. Desenvolvida para Restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, food service em geral.
Startup: Recupera Mais LTDA
Município: Linhares
O que oferece: Recupera Mais é um software que nasceu com o objetivo de auxiliar empresários, contadores e advogados a realizar apurações fiscais e recuperação de impostos pagos indevidamente.
Startup: Sibnext
Município: Venda Nova do Imigrante
O que oferece: A startup oferece uma solução inovadora que utiliza inteligência artificial para criar sites de alta qualidade destinados a pequenas e médias empresas (PMEs). Com sua tecnologia avançada, eles garantem que um site esteja pronto em menos de 5 minutos.
Startup: ShedOfIdeas Games
Município: São Mateus
O que oferece: O Galpão de Ideias é um estúdio dedicado ao desenvolvimento e capacitação em jogos, focado em transformar ideias em realidade. Seu objetivo é estabelecer um ecossistema sustentável que desenvolva jogos e promova o crescimento regional.
Startup: SIAD Inovação Tecnológica
Município: Colatina
O que oferece: o Chat-AI, uma inovação no campo do atendimento ao cliente que se destaca pela integração avançada com o chat GPT e uma conexão direta com o ERP através de APIs corporativas.
Startup: SupplyMaps
Município: Linhares
O que oferece: O HUB de compras B2B oferece uma plataforma tecnológica que facilita o abastecimento direto entre a indústria e o varejo da construção civil.
Startup: Tecnolokid Education
Município: Aracruz
O que oferece: A empresa oferece ensino de tecnologia e inovação para crianças, criando oportunidades para que elas aprendam habilidades como programação, robótica e pensamento computacional desde cedo.
Startup: Zero Esgoto
Município: Irupi
O que oferece: Transforma esgoto em água limpa em apenas 6 horas, impactando positivamente comunidades e promovendo a sustentabilidade ambiental.
Startup: Rocio Hotels
Município: Guarapari
O que oferece: O Propósito Rocio Hotels é apoiar pequenos hoteleiros, inovar e profissionalizar os hotéis, e dar vida e alma a esses estabelecimentos. Eles conectam os hotéis para operar em rede.
Startup: Talqui
Município: Linhares
O que oferece: Talqui é uma plataforma de atendimento ao cliente que oferece bate-papo ao vivo, automação de marketing e gerenciamento de leads. Integra múltiplos canais como chat, WhatsApp e Instagram.