Por Thiago Borges
Startups construtechs interessadas em ampliar as conexões e fazer negócios podem se inscrever até hoje (10 de julho) para ser expositoras no ES Construção Brasil, primeira feira de construção civil voltada para inovação, tecnologia e qualificação. Cerca de 50 empresas de base tecnológica terão a oportunidade de apresentar os serviços para mais de 300 empresas do setor. O evento será realizado entre os dias 17 e 19 de julho, das 14h às 21h, no Pavilhão de Carapina, na Serra, e será aberto para o público. Confira o edital.
A feira é realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon-ES), com correalização da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE) e conta com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
O evento busca conectar empresas com construtores, varejistas e profissionais da área da construção com soluções que moldam o futuro do setor. Na ES Construção Brasil, expositores vão apresentar novidades em produtos, materiais e soluções para construção civil, com novos produtos e sistemas de automação, reunindo tecnologias que estão revolucionando o setor.
Além disso, a expectativa, de acordo com os realizadores do evento, é de que a feira movimente cerca de R$ 500 milhões em negócios durante os três dias de exposição e nos meses seguintes. Junto com o aquecimento da construção civil, outros segmentos do setor construtivo têm se destacado e terão evidência na exposição, como os de vidro, rochas, materiais metálicos, cerâmicos, plásticos e tintas, entre outros.
“O potencial que tem a cadeia produtiva da construção estará exposto na ES Construção Brasil, uma nova vitrine para quem pensa no futuro do setor com inovação, sustentabilidade e produtividade”, disse Douglas Vaz, presidente do Sinduscon-ES.
Durante o evento, a Secti estará presente com um espaço dedicado à exposição de projetos e soluções inovadoras na área da ciência e da tecnologia. O objetivo é apresentar ao público as iniciativas do governo do Estado para fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a implementação de novas tecnologias no setor da construção civil.
“Nosso objetivo é mostrar ao público como o governo do Estado está investindo em projetos que modernizam o setor da construção civil e promovem a sustentabilidade e a responsabilidade social”, afirmou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.
Programação e inscrições do público
Serão mais de 100 expositores e 40 horas de conteúdo especializado sobre tecnologia, inovação e boas práticas na construção. Entre os palestrantes confirmados na programação estão o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União; o maestro João Carlos Martins; o ex-lutador de MMA Minotauro; e Marcus Araújo, conhecido como o futurista do mercado imobiliário.
A primeira edição da ES Construção Brasil tem entrada gratuita e promete ser um espaço de experiências diferenciadas que vão evidenciar a transformação da área no País. A sustentabilidade e as práticas ESG estarão em pauta, como o uso de materiais inteligentes e sistemas construtivos industrializados, práticas que podem reduzir o impacto ambiental e preparar o segmento para as demandas atuais. O credenciamento para os visitantes já está liberado, confira.
Rodadas de negócios
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) vai realizar rodadas de negócios durante a ES Construção Brasil, com o objetivo de promover encontros empresariais que fomentem a realização de acordos e contratos, além de conectar soluções entre empresas demandantes do mercado e pequenas empresas fornecedoras inseridas na cadeia produtiva. Até o momento, estão inscritas 20 empresas que atuam na construção capixaba que serão âncoras na rodada, recebendo os fornecedores.
SERVIÇO
ES Construção Brasil
Datas: 17 a 19 de julho.
Local: Pavilhão de Carapina, Serra.
Entrada: gratuita.
Inscrições para startups expositores: Até dia 10/7. Confira o edital
Credenciamento de visitantes: https://esconstrucaobrasil.com.br/