Por Ana Clara Gonçalves, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab.
Uma parceria inédita entre o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e a startup capixaba Eco55 vai impulsionar a sustentabilidade empresarial no Estado por meio de um Diagnóstico Climático destinado a 100 empresas clientes do banco. Além do diagnóstico, a iniciativa oferece uma avaliação completa das emissões de gases de efeito estufa, do desempenho em práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) e dos riscos climáticos enfrentados pelos negócios.
Com a coordenação do Bandes, o estudo será elaborado pela ECO55, startup especializada em soluções de conteúdo e tecnologia para a gestão da sustentabilidade empresarial. A organização oferece uma plataforma completa para que as empresas possam medir, reportar e verificar suas emissões de gases de efeito estufa, educar suas equipes e planejar a transição para um modelo de negócio mais sustentável.
De acordo com o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive, o banco tem um compromisso histórico com o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo e essa iniciativa reforça o papel da instituição como agente de transformação da economia capixaba.
“Por meio desta e de outras iniciativas, buscamos disseminar boas práticas de responsabilidade social, ambiental e climática junto aos nossos clientes e parceiros de negócios. Queremos engajar toda a nossa carteira de clientes com conscientização sobre as oportunidades e os desafios a serem superados na transição para uma economia de baixo carbono, no curto e no longo prazo. Com isso, buscamos ampliar a participação de projetos mais sustentáveis nos nossos investimentos e contribuir de forma significativa para a redução de emissões”, pontuou Marcelo Saintive.
Critérios e formulário de participação
Os critérios para a seleção das empresas participantes incluem ser cliente adimplente do banco e representar a diversidade da carteira de crédito do Bandes, abrangendo negócios de diversos setores, localidades e portes. Foram selecionadas 100 empresas de 11 setores econômicos, 31 cidades e de todos os portes (de micro a grande empresa). Os representantes das empresas precisam preencher o formulário de participação no site da Eco55 até o dia 30 de julho, confira.
Com base em um questionário estruturado e alinhado aos principais protocolos internacionais de sustentabilidade, como o Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e os padrões Sustainability Accounting Standards Board (SASB), a ferramenta disponibilizada também estará em consonância com a taxonomia sustentável brasileira em desenvolvimento. A análise abordará cinco pilares de sustentabilidade: Meio Ambiente, Capital Social, Capital Humano, Modelo de Negócios e Inovação, e Liderança e Governança. Além disso, serão avaliados os riscos climáticos, tanto físicos quanto relacionados à transição para uma economia de baixo carbono.
“Por meio do Diagnóstico Climático, teremos uma amostra da situação do setor produtivo capixaba em relação à maturidade da agenda de sustentabilidade incorporada aos seus negócios. Isso contribuirá para a reflexão e o aprendizado das empresas sobre os impactos das mudanças climáticas em seus negócios e impulsionará a transição para negócios mais sustentáveis”, afirmou o diretor-presidente do Bandes.
Metodologia
O projeto começará com a medição das emissões de gases de efeito estufa das empresas participantes, seguindo os protocolos globais para planejamento da descarbonização. Em seguida, será realizada uma análise da sustentabilidade corporativa, avaliando a empresa em critérios ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) e dos riscos climáticos enfrentados pelos negócios. Por fim, haverá uma avaliação dos riscos climáticos, considerando os impactos físicos, regulatórios e tecnológicos, para transformar esses riscos em oportunidades de inovação.
As empresas que passarem pelo diagnóstico e desejarem implementar ações de investimento para adoção de melhores práticas de sustentabilidade e novos negócios verdes inovadores poderão encontrar suporte financeiro pelo Bandes, a partir das linhas de crédito voltadas à inovação e tecnologias sustentáveis, com condições atrativas e competitivas. Além disso, o banco utilizará o resultado final do diagnóstico para identificar os principais desafios dos clientes e criar ou adaptar soluções financeiras para apoiar todas as empresas capixabas que desejarem realizar negócios verdes e inovadores.
A parceria, que surge em um contexto de emergência climática global, representa um passo significativo na promoção da sustentabilidade empresarial no Espírito Santo. Ao fornecer ferramentas e análises detalhadas, o projeto pretende capacitar as empresas a enfrentar os desafios climáticos e a se prepararem para um futuro mais sustentável e resiliente.