Por Ana Clara Gonçalves, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab.
A IaJob, startup que carrega no nome uma dualidade entre ‘IA’, de Inteligência Artificial, e “iá” como expressão típica do Espírito Santo, é uma iniciativa 100% capixaba que está redesenhando o cenário de recrutamento profissional com uma abordagem inovadora. Fundada pela CEO Mirella Ribeiro, a plataforma, que conecta empresas e candidatos com base em compatibilidade técnica e comportamental, reduz em até 40 horas o tempo gasto no processo de recrutamento e apresenta soluções para dois problemas críticos: a alta rotatividade de funcionários nas empresas e a complexidade dos processos tradicionais de seleção.
A plataforma de recrutamento, que se define como o “Tinder do RH”, se diferencia pela simplicidade e acessibilidade. Para os candidatos, o serviço é totalmente gratuito. Eles podem criar currículos, realizar análises de perfil pessoal e acessar um painel com vagas compatíveis com seu interesse, tudo de forma automatizada. As empresas, por outro lado, adquirem um “passaporte” que lhes dá acesso a um painel completo onde podem publicar vagas, utilizar o banco de talentos e contar com especialistas em recursos humanos (RH) para suporte.
“Nós criamos a IAJOB devido a uma necessidade que identificamos: a dor de um empresário com altos índices de rotatividade e a frustração de um RH com processos de recrutamento arcaicos. Queríamos algo que facilitasse tanto para as empresas quanto para os candidatos, e por isso desenvolvemos o que chamamos de ‘Tinder do RH’.”
Mirella Ribeiro, fundadora e CEO da IaJobCom apenas seis meses no mercado, a IaJob já está presente em 16 estados brasileiros. Mirella Ribeiro e suas sócias – Melissa Modeneze e Roberta Ceolin – iniciaram a startup com a missão de tornar o recrutamento mais eficiente e humano.
“Nós focamos não só em conectar currículos com vagas, mas também em alinhar valores e comportamentos entre candidatos e empresas. Além disso, a plataforma reduz em até 40 horas o tempo gasto no processo de recrutamento, o que equivale a cinco dias de trabalho a menos”, explica a CEO.
FICHA TÉCNICA
Nome da startup: IaJob
O que faz: Plataforma de recrutamento e seleção que conecta empresas e candidatos com base em compatibilidade técnica e comportamental.
Sócias: Mirella Ribeiro, Melissa Modeneze e Roberta Ceolin
Sede: Linhares, Espírito Santo
Início das atividades: 2023
Redes sociais: @iajob.com.br
Contato: iajob@iajob.com.br