Por Ana Clara Gonçalves, participante da Oficina de Jornalismo realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae/ES, MCI e FindesLab.
Com o amadurecimento do ecossistema de inovação, startups vão sendo criadas para atender necessidades específicas de outras startups, fortalecendo uma rede de serviços e colaboração. Foi assim com a Sure, que foi fundada em 2018 originada de uma fábrica de softwares, auxiliando outras startups a desenvolverem seus produtos, mas percebeu uma oportunidade ao observar um desafio enfrentado pela maioria das empresas e lançou, em março de 2024, uma plataforma para soluções de pagamento que já opera em 15 estados brasileiros.
João Fernando Checon, diretor jurídico e gerente de produtos da Sure, conta que o grande diferencial é a sua plataforma de pagamento, projetada para atender às necessidades específicas de startups em fase inicial.
“A Sure nasceu para resolver um problema crítico que muitas startups enfrentam: a dificuldade de implementar mecanismos de vendas eficientes devido aos altos custos e complexidade técnica das integrações com sistemas de adquirência. Iniciamos olhando para as startups e hoje já atendemos o mercado em geral, como lojas, restaurantes, empresas tradicionais etc”, explica Checon.
A plataforma da Sure oferece uma solução completa de pagamentos, incluindo a integração com diversos adquirentes, manutenção evolutiva e corretiva e suporte contínuo.
“Desenvolvemos uma plataforma robusta que permite às startups focarem em seus produtos e clientes, enquanto cuidamos de todo o processo de pagamento de forma segura e eficiente”, afirma Checon.
Pivotagem
Fundada em 2018, a Sure começou como uma fábrica de software, auxiliando outras startups a desenvolverem seus produtos. A empresa percebeu que muitas startups enfrentam desafios significativos na etapa de comercialização devido às barreiras tecnológicas e financeiras associadas às soluções de pagamento. Em resposta, a Sure desenvolveu sua própria plataforma, que, após anos de aprimoramento, foi lançada comercialmente em março de 2024. Desde então, a empresa já opera em mais de 15 estados brasileiros.
A Sure foi uma das participantes do ESX 2024, maior evento de inovação do Estado, realizado em junho, na Praça do Papa, em Vitória, e fez conexões com diversas startups e empresas do setor.
“Essas interações abriram novas possibilidades de parcerias e colaborações, que são essenciais para o nosso crescimento e o das startups com as quais trabalhamos”, ressaltou Checon.
Checon mencionou que, além do networking, a receptividade do público e das startups foi uma grata surpresa. “Muitos empreendedores se mostraram interessados em nossas soluções, e as conversas iniciadas durante o evento já estão se transformando em potenciais parcerias”, concluiu.
Ficha Técnica
Nome da startup: Sure
O que faz: Soluções de pagamento para startups, incluindo integração com adquirentes, manutenção e suporte contínuo
Sócios: João Fernando Checon e Jonathan Isaac
Sede: Vitória, ES
Início das Atividades: 2018
Contato: joao@sure.com.br