Por Thiago Borges
O governo do Estado está promovendo, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), um edital inédito de apoio às incubadoras capixabas. O investimento será de R$ 4,2 milhões para organizações ou instituições incubadoras, sem fins lucrativos, de acordo com o nível de maturidade e que apresentem projetos aptos a facilitar a criação e o desenvolvimento de empresas que tenham produtos, serviços ou modelos de negócio inovadores. Ao todo, serão 25 propostas selecionadas e as incubadoras interessadas terão até 26 de agosto para submissão, confira.
De acordo com o edital, as propostas submetidas podem ser realizadas por incubadoras, sem fins lucrativos, sediadas no Espírito Santo, e precisam seguir requisitos previstos na chamada pública.
Serão analisados 10 critérios durante a seleção, entre eles: Tempo de atuação da incubadora; certificação do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne); número de negócios incubados; número de parcerias no ecossistema; recursos financeiros externos captados pela incubadora; recursos financeiros externos captados pelos empreendimentos; promoção de eventos (ecossistema); eventos de divulgação de editais de fomento à inovação e número de colaboradores dedicados participação da incubadora ou dos incubados em programas de internacionalização.
Além destes requisitos, os interessados precisam apresentar documentos da incubadora e dos coordenadores, conforme previsto no edital. A proposta deverá ser submetida na plataforma SigFapes (http://www.sigfapes.es.gov.br) até as 23h59 do dia 26 de agosto, conforme cronograma.
Segundo o diretor geral da Fapes, Rodrigo Varejão, há 20 anos a Instituição se dedica a apoiar a inovação, tanto no fomento direto a projetos inovadores, como no apoio aos ambientes que promovem a inovação.
“As incubadoras têm papel relevante neste processo pois é através delas que muitas startups e projetos inovadores se desenvolvem desde as fases iniciais até ganhar maturidade para conquistar um espaço no ambiente de negócios. A publicação deste edital inédito demonstra que o governo do Estado está comprometido em oferecer apoio e oportunidades para a consolidação da inovação no Espírito Santo”, pontuou Rodrigo.
Mas o que são incubadoras?
As incubadoras são organizações ou estruturas que têm o objetivo de estimular ou prestar apoio logístico, gerencial e tecnológico ao empreendedorismo inovador e intensivo em conhecimento, com o objetivo de facilitar a criação e o desenvolvimento de empresas que tenham como diferencial a realização de atividades voltadas à inovação.
Quais benefícios as incubadoras vão receber no edital?
As 25 incubadoras que serão selecionadas pelo edital terão o prazo de dois anos para concluírem seus projetos. Cada incubadora receberá o apoio por meio de bolsas e de verba para custeio, que é diferente de acordo com o nível de maturidade de cada.
Confira no quadro abaixo:
SERVIÇO
Edital 08/2024 – Apoio às Incubadoras do Espírito Santo
Prazo para submissão: 26/08
Site para submissão: sigfapes.es.gov.br
Com informações da Comunicação Fapes