Por Thiago Borges
Pensar em unir esforços para o desenvolvimento do ecossistema de inovação é a missão da startup capixaba Poliniza Projetos. Fundada em 2024 por Máyra Belem e Rafaela Marques, a iniciativa visa apoiar a criação de projetos e facilitar o acesso a recursos públicos e privados por meio de leis, editais e programas de fomento à inovação, economia criativa e impacto socioambiental.
Com um serviço destinado a startups, empresas de pequeno e médio porte, organizações do terceiro setor e entidades governamentais que buscam acessar recursos de fomento à inovação, os clientes da Poliniza Projetos são aqueles que desejam superar as barreiras burocráticas e técnicas para obter financiamento e recursos que apoiem iniciativas inovadoras.
Operando de modo remoto, em menos de um ano a startup já expandiu seus serviços para além do Espírito Santo, atendendo clientes em outras regiões do Brasil, como Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com a fundadora da Poliniza, Máyra Belem, “A atuação nacional é uma das características da Poliniza, que visa impactar positivamente diferentes ecossistemas de inovação em todo o País”, contou.
Mas quais são os serviços?
A Poliniza Projetos oferece um conjunto de serviços que simplificam o acesso a recursos de financiamento por meio de leis de incentivo, editais e programas de fomento. Entre eles, estão:
- Escrita estratégica de projetos;
- Gestão de planilhas de atividades e orçamentária;
- Gestão documental;
- Processo de submissão;
- Preparação de pitch, com apoio ao empreendedor até o resultado final;
- Execução do projeto e prestação de contas.
“Além disso, realizamos pesquisas científicas e publicações com foco no desenvolvimento dos ecossistemas locais. Capacitamos o setor público sobre as oportunidades apresentadas pelo Marco Legal das Startups, além de realizar workshops e palestras sobre as políticas públicas e outras frentes relacionadas a esse contexto”
Máyra Belem, presidente da Poliniza ProjetosAtualmente, a startup está desenvolvendo projetos em parceria com o Impact Hub, financiado pelo Sebrae/ES, com o objetivo de desenvolver Ecossistemas Locais de Inovação (ELI) em nove regiões do ES, para fortalecer as interações e criar uma rede dos ecossistemas em prol do desenvolvimento social e econômico do Estado.
Case de sucesso
A Polinina Projetos foi responsável pela realização do último Mapeamento de Habitats de Inovação do Espírito Santo, idealizado pela EDP. A startup mapeou todos os habitats de inovação do Estado e contribuiu para uma análise de cenário e seus principais desafios, a partir do olhar dos gestores desses ambientes.
Além disso, também colaborou com a redação e submissão de projetos para empresas como a Simplicitude, da Bahia, em parceria com o Sebrae, e a startup Eco 55, que submeteu um projeto no edital Nestlé. Também apoiaram empreendedores nos editais Parcerias entre Startups, da Fapes, Finep e Bandes (por meio de oportunidades de recursos reembolsáveis), além de editais do Funcultura, Lei Rouanet, Licc e Lei Paulo Gustavo. E, atualmente, estão concentrando esforços no edital Tecnova III, da Fapes.
FICHA TÉCNICA
Startup: Poliniza Projetos
O que faz: desenvolve e apoia a criação de projetos que podem acessar recursos públicos e privados por meio de leis, editais e programas de fomento à inovação, economia criativa e impacto socioambiental
Fundadoras: Máyra Belem, presidente; e Rafaela Marques, cofundadora
Início das atividades: 2024
Redes sociais:
– Website: https://polinizaprojetos.com.br
– Instagram: https://www.instagram.com/poliniza_projetos
– LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/poliniza-projetos