Por Thiago Borges
O Espírito Santo vem se desenvolvendo como um polo de inovação sustentável, com oportunidades para startups que desejam expandir negócios e conquistar investimentos no setor de climatechs. Com o objetivo de impulsionar esse crescimento, o FindesLab, em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), se uniram ao Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e à Eletrobras para realizar o ClimatechES, na tarde desta segunda-feira, 23 de setembro, no Hub de Impacto Socioambiental Civi-CO, em São Paulo.
O evento é presencial e a participação é gratuita, com inscrições pelo site da Sympla, e vai reunir startups, investidores, especialistas e representantes do governo para discutir as oportunidades e os caminhos para o desenvolvimento de soluções climáticas e de ESG, além de apresentar as potencialidades do Espírito Santo, que conta com infraestrutura adequada, suporte de hubs de inovação e incentivos fiscais que tornam o ambiente ideal para o desenvolvimento de soluções inovadoras.
De acordo com a gerente de Inovação do FindesLab, Bianca Souza, o encontro vai reunir importantes atores do ecossistema do ES e de São Paulo para discutir as soluções para as mudanças climáticas e a relevância do tema ESG para empresas e para o País.
“Com o ClimatechES, queremos apresentar para as startups do clima as diversas oportunidades de fomento, de investimentos e de apoio que temos em nosso Estado para que elas possam se desenvolver”, pontuou Bianca.
Os participantes poderão conhecer, em primeira mão, o Brazilian Startups WorldWide (BSW), programa operado pelo FindesLab que realiza missões internacionais para startups fazerem imersões e conexões com ecossistemas globais. O programa, que terá o primeiro edital lançado em novembro, prevê missões voltadas para climatechs ainda em 2025.
Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo, Felipe Rigoni, é estratégica a iniciativa de promover este encontro, entre setor empreendedor e instituições públicas capixabas, e fundamental para impulsionar a economia de baixo carbono no Estado.
“É unindo forças entre o governo do Estado e a iniciativa privada para impulsionar e dinamizar projetos e ideias sustentáveis, com soluções que integram inovação, tecnologia e ações inteligentes para a redução da emissão de CO2, que o ClimatechES se mostra comprometido com políticas de descarbonização, uma parceria pioneira que protagoniza resultados e empreendedores responsáveis como o meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social”, destacou o secretário.
Sustentabilidade
Durante o evento, o Bandes vai apresentar a oitava turma de aceleração digital do Fundo de Investimento em Participações (FIP) Funses 1, criado com recursos do Fundo Soberano do governo do Espírito Santo. A nova edição busca startups com soluções voltadas para o clima e para práticas sustentáveis nas áreas ambiental, social e de governança (ESG). Essa é a sétima edição do programa.
“O FIP Funses1 é muito importante para alavancar o desenvolvimento do ecossistema capixaba de inovação. O apoio do Fundo vai além do aporte de recursos financeiros e inclui treinamentos e mentorias, sendo notório que os resultados desse projeto podem também ser percebidos a partir do sucesso e do reconhecimento às startups que foram aceleradas pelo nosso programa”, destacou Ivone Pontes, gerente de Participações, Parcerias Público-Privadas e Investimentos do Bandes.
O sócio e diretor de Investimentos da Quartzo Capital, empresa que gere o Funses1, Felipe Marcondes, reforçou que o programa de aceleração digital foi desenvolvido para ajudar empreendedores a tirarem ideias do papel e colocar em prática. “Já foram mais de 180 startups aceleradas em dois anos e, agora, essa nova turma será focada em Climatechs que tenham soluções ESG que contribuam para o desenvolvimento do País”, declarou Felipe.
SERVIÇO
ClimatechES
Dia: 23 de setembro
Horário: 15h
Local: Civi-CO, São Paulo
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/climateches/2617085