Por Thiago Borges
A Blip Academy, plataforma voltada para o ensino de inteligência conversacional, está oferecendo uma capacitação online gratuita sobre o uso do ChatGPT, com o objetivo de capacitar profissionais e entusiastas sobre inteligência artificial generativa, promovendo a especialização em uma das tecnologias mais promissoras da atualidade.
As inscrições são contínuas e não há uma data limite para se matricular, o que permite aos participantes começarem os estudos de acordo com a própria disponibilidade. As inscrições podem ser realizadas por meio da plataforma Blip Academy.
Intitulado “ChatGPT para iniciantes”, o curso visa ensinar desde o básico sobre o ChatGPT até suas aplicações práticas em diversas áreas. Ao concluir, os participantes estarão aptos a entender o funcionamento da IA generativa, suas principais funcionalidades e como aplicá-las no cotidiano profissional. Além disso, a iniciativa proporciona uma oportunidade de networking, conectando os participantes a especialistas da área, o que pode abrir portas para novas colaborações e projetos.
A capacitação faz parte do programa educacional da Blip Academy, que oferece conteúdos sobre inteligência artificial e o universo das interações conversacionais, como o curso “Introdução à IA e apps conversacionais”, que complementa o ChatGPT para iniciantes ao abordar as principais tendências e inovações nos setores de atendimento ao cliente, marketing e vendas, utilizando IA em canais digitais como WhatsApp e Instagram.
A junção desses cursos permite aos profissionais ampliarem as possibilidades de aprendizado para quem deseja explorar o tema mais a fundo e compreenderem o potencial da IA para melhorar a produtividade e a experiência do consumidor. Ao final de cada curso, a Blip Academy disponibiliza certificados para aqueles que concluírem as aulas.
Potencial da Inteligência Artificial e revolução no mercado
O curso foi lançado em meio a um cenário de crescente interesse pelo uso de IA nos mais variados setores, inclusive no mercado de trabalho. De acordo com o estudo “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA”, feito pelo International Data Corporation (IDC), o Brasil é o país que mais usa inteligência artificial na América Latina.
No território nacional, 63% das empresas utilizam aplicações baseadas nessa tecnologia, ante uma média de 47% em toda a região. Os setores mais avançados em soluções de IA são o financeiro, o varejo e o de manufaturas. O WhitepaperDocs detalhou os dados e ouviu especialistas para explicar sobre ganho de produtividade e escala, além de discutirem a balança da perda e criação de novos postos de empregos, leia na íntegra.
Além disso, em entrevista ao portal, o gerente-executivo de Tecnologia e Inovação da Findes, Naldo Dantas, falou sobre o ecossistema de inovação capixaba viver tempos de grandes oportunidades com o desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas de Inteligência Artificial, com grande potencial para exportação de tecnologias criadas no Estado, incluindo a IA, para todo território nacional.