A ArcelorMittal e a EDP apresentaram desafios reais e a busca por soluções inovadoras será durante o Decolagem, programa da TecVitória pensado para desenvolver protótipos de soluções inovadoras e capacitar novos empreendedores. São três desafios e cada um deles terá um workshop de três dias durante o mês de setembro, sendo de 13 a 15, de 20 a 22 e de 27 a 29. Podem participar estudantes universitários, pesquisadores, empreendedores, profissionais da indústria e investidores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas para cada uma das oficinas clicando aqui
A primeira oficina, de 13 a 15 de setembro, será focada no desafio de armazenamento e utilização de carbono da ArcelorMittal, maior produtora de aço do Brasil. A segunda oficina, de 20 a 22 de setembro, será voltada para solucionar outro desafio da ArcelorMittal: desenvolvimento de teste rápido para determinação de expansibilidade de agregados siderúrgicos. E a última oficina será para solucionar um desafio da EDP, relacionado à melhoria da comunicação entre clientes, poder público e a empresa concessionária de energia elétrica. O Demoday será no dia 4 de outubro.
O programa é executado pela TecVitória, com patrocínio da EDP Brasil e ArcelorMittal e apoio do governo do Estado e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
Confira os detalhes dos desafios:
1. ArcelorMittal – CCU / CCS – Soluções de armazenamento e/ou utilização de Carbono: Com o objetivo de reduzir a pegada de carbono, a ArcelorMittal, mantendo o pioneirismo da redução de impactos na indústria, busca iniciativas para a modificar seus processos e busca novas soluções para etapas do processo de armazenamento (carboncapture and storage – CCS) e utilização (carboncapture & use – CCU) de CO2 que possam ser validadas em laboratório (TRL 4).
2. ArcelorMittal – Desenvolvimento de Teste Rápido para determinação de expansibilidade de agregados siderúrgicos: O agregado siderúrgico RevSol possui dentre as suas características físicas a expansibilidade. Esta característica está associada principalmente à presença de óxidos de cálcio e magnésio, que em sua reação de hidratação são convertidos em hidróxidos, cujo arranjo molecular possui maior volume do que os compostos originais. Tal característica pode representar um fator limitante para determinadas aplicações do agregado siderúrgico, onde tal poder expansivo pode vir a causar efeitos deletérios no produto aplicado. Para tal, um controle de expansão do material é feito através de ensaio de Steam Test, cuja metodologia estabelece uma duração de duas semanas de ensaio. O desenvolvimento de um ensaio rápido de campo, mesmo que em caráter qualitativo poderia acelerar a validação e liberação do agregado siderúrgico para aplicações cujo teor de expansão é um limitante. Portanto, o desafio é desenvolver uma metodologia que possa indicar em um teste de campo o teor de expansão de uma amostra de agregado siderúrgico, seja de forma qualitativa ou quantitativa.
3. EDP – Soluções para a melhoria da comunicação entre clientes, poder público e a EDP: Buscamos desenvolver um método de recebimento das demandas do Poder Público e sociedade com mais assertividade, sem risco do não atendimento, e com direcionamento das demandas para os responsáveis garantindo ordenamento e segurança da rede.
SERVIÇO
Programa Decolagem
Local: TecVitória (Itararé, Vitória)
Informações e inscrições gratuitas: https://tecvitoria.com.br/decolagem/
Datas e horários:
Oficina do desafio 1
13 de setembro, das 19h às 22h
14 de setembro, das 9h às 20h
15 de setembro, das 9h às 18h
Oficina do desafio 2
20 de setembro, das 19h às 22h
21 de setembro, das 9h às 20h
22 de setembro, das 9h às 18h
Oficina do desafio 3
27 de setembro, das 19h às 22h
28 de setembro, das 9h às 20h
29 de setembro, das 9h às 18h
Demoday
4 de outubro, às 18h30