Por Thiago Borges
A Unicorn Factory Lisboa anunciou a competição Scaleup: do Brasil para a Europa, que tem o objetivo de ajudar startups de rápido crescimento do Brasil a se internacionalizar e entrar no mercado europeu, além de premiações avaliadas em mais de R$ 125 mil. Empresas capixabas interessadas podem fazer a candidatura no site da iniciativa até dia 15 de Setembro, sendo elegíveis scaleups em estágio pós-seed até Série B.
Entre os critérios de seleção, estão: as receitas geradas, a qualidade e estrutura da equipe, o crescimento verificado, o potencial de internacionalização e a qualidade do pitch deck. A vencedora da competição terá acesso a um estande no Web Summit Portugal, com uma viagem de ida e volta para uma pessoa incluída, e entrada no Programa Scaling Up da plataforma nacional de empreendedorismo.
O programa oferece mentoria, acesso a investidores e parceiros corporativos, apoio para expansão internacional e desenvolvimento de competências de liderança para fundadores e equipes sênior, e suporte para a internacionalização em áreas como conformidade legal, adaptação de produtos e marketing para mercados estrangeiros.
As scaleups classificadas em 2º e 3º lugares terão acesso ao programa Launch in Lisbon, que possibilita uma imersão em Lisboa para compreender o mercado e criar conexões estratégicas, e ainda um bilhete de acesso à Web Summit.
Mas o que são scaleups?
As scaleups e as startups têm um começo muito parecido. As diferenças entre elas surgem com o passar do tempo, com necessidades, preocupações e objetivos diferentes. De acordo com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), scaleups são empresas que cresceram durante três anos seguidos, acima da taxa de 20% ao ano em faturamento ou número de trabalhadores.
Essa escalada deve começar com pelo menos 10 trabalhadores, situando essas empresas um passo à frente das startups de estágio inicial, multiplicando as opções de se consolidarem no mercado e se tornarem mais resistentes às crises.
O segredo do crescimento exponencial de uma scaleup está no modelo de negócio escalável, mentalidade inconformista e na sustentabilidade de longo prazo. Essas três características são fundamentais para atrair o interesse dos investidores e conseguir financiamento. O formato scaleup é cada vez mais popular no mundo e se propaga especialmente nos Estados Unidos, Israel, China e Reino Unido.
Pós-seed e Série B
O pós-seed é o investimento inicial que ajuda a startup a desenvolver os produtos ou serviços e validar o modelo de negócios. Geralmente, é fornecido por investidores-anjos, amigos e familiares, editais ou fundos de capital de risco especializados em estágios iniciais.
Já a série B são os investimentos voltados para startups em crescimento, que já têm um modelo de negócios comprovado e buscam expandir rapidamente suas operações, entrar em novos mercados ou desenvolver novos produtos.
SERVIÇO
Competição Scaleup: do Brasil para a Europa
Inscrições até 15 de setembro, confira.
Quem pode participar? Scaleups pós-seed a Série B, com operações no Brasil, que já possuem um produto ou serviço no mercado, geram receita e têm uma equipe sólida e focada no crescimento e expansão.
Benefícios à scaleup vencedora:
- Stand na Web Summit Portugal: Apresente sua solução no maior evento de tecnologia do mundo;
- Viagem para Portugal: Passagem de ida e volta inclusa;
- Programa Scaling Up: Acesso exclusivo a mentoria, investidores e suporte estratégico para a internacionalização.