Por Thiago Borges
Vitória vai sediar o maior evento mundial de startups em uma edição exclusiva voltada para o setor de turismo. Com o tema “Explore novos destinos para o turismo do futuro”, o Startup Weekend será entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, no Sebrae/ES, com o objetivo de impulsionar a inovação no mercado turístico capixaba e resolver os desafios do setor com criatividade e tecnologia. Os ingressos para participar já estão à venda a partir de R$ 80,00, no site da Sympla.
Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de realizar networking, realizar conexões e criar soluções inovadoras para melhorar o setor de turismo e impulsionar o desenvolvimento das regiões turísticas capixabas, com o objetivo de aprimorar a experiência dos viajantes e transformar o turismo local.
Embora o evento já tenha sido realizado anteriormente na cidade com outras temáticas, como Industry, Construtech e Gov, esta é a primeira edição focada no desenvolvimento de startups para o setor de turismo. Com início na sexta-feira, 29 de novembro, à noite, e encerramento no domingo, 1 de dezembro, também à noite com os pitches para uma banca de jurados, o evento vai premiar as três melhores soluções desenvolvidas durante o fim de semana.
Segundo Hiatha Anderson, organizador do evento, “as soluções desenvolvidas durante o Startup Weekend têm o potencial de transformar a experiência dos viajantes e promover o crescimento sustentável das nossas regiões turísticas, por meio da inovação, novas tecnologias e novos modelos de negócios”, pontuou.
Quem pode participar?
- Profissionais do turismo: pessoas que trabalham ou têm experiência no setor de turismo, ou possuem familiaridade com a temática;
- Pessoas criativas: profissionais de áreas criativas, como design gráfico, produção de vídeo, direção criativa, product designers, UX/UI etc;
- Profissionais de negócios: pessoas que trabalham ou têm experiência em áreas de negócios, como direito, marketing, finanças, desenvolvimento de negócios, vendas, RH, entre outras;
- Profissionais de tecnologia: pessoas que atuam em áreas técnicas, como desenvolvimento de software, engenharia de software ou hardware, TI, ciência de dados;
- Entusiastas de startups: Apoiadores e seguidores do mundo das startups, interessados em aprender mais sobre a construção de negócios e apoiar quem constrói.
Turismo como prioridade estratégica do Sebrae/ES
De acordo com o Relatório de Turismo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), o Espírito Santo possui 59.824 empresas ativas no segmento do turismo, o que corresponde a 11,45% das empresas do Estado, abrangendo uma grande diversidade de negócios como bares, restaurantes, artesanatos, agências de viagens, serviços de transportes, campings e hospedagens.
A expectativa até 2026 é que o número de empreendimentos ligados ao setor cresça em 30%, gerando 90 mil empregos – atualmente, são 195.510 pessoas ocupadas com atividades do turismo no território capixaba. Para isso, o Sebrae/ES anunciou que vai investir R$ 50 milhões em recursos próprios entre 2024 e 2026 em programas de capacitação voltados para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte neste segmento.
O estudo revela a expressividade dos pequenos negócios para a atividade turística no Estado. Atualmente, das 59.824 empresas ativas nesse segmento no Espírito Santo, 74,68% são microempreendedores individuais e 20,7% são microempresas. Para conferir o Relatório de Dados do Segmento Turismo na íntegra, clique aqui.
Startup Weekend
O Startup Weekend é um evento educacional, criativo e colaborativo, que acontece ao longo de três dias, com mais de 50 horas, onde qualquer pessoa pode desenvolver e lançar novas ideias de startups, com apresentação de pitch, criação de modelo de negócios, prototipagem, design e validação de mercado, em um ambiente agradável e solidário. O evento já foi realizado em mais de 150 países, com mais de 400 mil participantes e 7 mil programas realizados. No ES, foram mais de 13 edições realizadas e mais de mil pessoas impactadas.
A edição exclusiva de Vitória conta com parceria do Google for Startups, HSBC Innovation Banking, Deel, Mercury e Brex, além de correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e patrocínio da TecVitória, Fonte Hub, Moa e Valfre Advogados.