Por Thiago Borges
O ecossistema de inovação capixaba foi destaque na 9ª edição do Ranking 100 Open Startups 2024. O FindesLab conquistou o Top 3 Ecossistemas na categoria Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais, além de alcançar o primeiro lugar no Top Ecossistema Espírito Santo, na mesma categoria. Já o Base27 se classificou no Top 4 Agentes Locais Privados e foi reconhecido como o principal ambiente de inovação privado do Espírito Santo.
O 100 Open Startups é uma publicação anual de referência para grandes instituições e investidores que monitoram as startups e scaleups (empresas que estão ampliando o seu negócio) mais atraentes para o mercado corporativo. A edição de 2024 foi divulgada em cerimônia realizada no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e reconheceu corporações, agentes do ecossistema, investidores e executivos que mais contribuíram para o desenvolvimento de startups.
A gerente de Inovação do FindesLab, Bianca Rodrigues, esteve no evento representando a instituição e comentou sobre o impacto do resultado: “Estamos muito orgulhosos em sermos reconhecidos como um dos maiores fomentadores de inovação aberta no Espírito Santo. A premiação destaca nosso compromisso em conectar startups e empresas, gerando mais valor e negócios para a indústria e para o Estado”, afirmou.
Além do Base27, empresas mantenedoras de diferentes setores foram reconhecidas pelo comprometimento com a inovação aberta e o futuro. Entre empresas mantenedoras, patrocinadores e startups residentes, oito integrantes da comunidade Base27 foram premiados pelo seu papel ativo em inovação aberta.
O Base27 participa do Ranking 100 Open Startups pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, o hub de inovação capixaba foi reconhecido na categoria Top Ecossistemas, classificando entre um dos 25 atores mais relevantes na categoria entidades privadas.
Confira abaixo as premiações recebidas pelas empresas da comunidade Base27:
ArcelorMittal
1º lugar geral no Top 100 Open Corps e 1º lugar no Top 10 da categoria Mineração e Metais.
EDP
A mantenedora do Base27 conquistou a 4ª posição no ranking da categoria Energia Elétrica e Renováveis.
Fortes Engenharia
A Fortes Engenharia alcançou o terceiro lugar no Top 5 Engenharia e Construção, e a 22ª posição no Top 50 Middle Markets.
Suzano
A maior fabricante de celulose do mundo ficou em 1º lugar no Top 10 Florestal, Celulose e Papel e também conquistou o 12º lugar geral no Top 100 Open Corps.
Timenow
Uma das fundadoras do Base27, a Timenow ficou em 1º lugar no Top 50 Middle Markets. A empresa também levou o 30º lugar geral no Top 100 Open Corps e a segunda colocação no Top 10 da categoria Serviços Profissionais.
Vale
A empresa foi 25º lugar geral no Top 100 Open Corps e 5º lugar no Top 10 da categoria Mineração e Metais.
Alper Seguros
Patrocinadora do Base27, a Alper Seguros ficou em 1º lugar no Top 5 da categoria Seguros.
Futurai
A Startup do Area 9 ficou em 7º lugar no Top 10 Indtechs e também figurou na posição 75 do Top 100 Startups geral.
Ranking 100 Open Startups
Neste ano, mais de 13 mil startups e 7 mil corporações participaram do Ranking 100 Open Startups. Ser destacado na lista é um reconhecimento importante no ecossistema de inovação, aumentando a visibilidade e potencializando oportunidades de negócio. A 100 Open Startups é considerada a plataforma internacional de maior impacto na geração de negócios entre grandes empresas e startups, com o objetivo de fomentar essa prática no Brasil e na América Latina.