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    Edital de aceleração Sementes do Rio Doce vai investir R$ 7,6 mi em iniciativas de 9 cidades capixabas
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9157.mp3?cb=1739905653.mp3

    Liderado por Secti e Fapes, o edital tem inscrições abertas até 22 de fevereiro e contempla os seguintes municípios impactados pelo desastre em Mariana (MG), em 2015: Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus e Serra. Iniciativa vai selecionar 50 projetos em fase de ideação ou operação para receber R$ 100 mil cada.
    Por Redação WHPPR27 de janeiro de 2025Leitura de 3 minutos
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    O governo do Espírito Santo, em parceria com a Fundação Renova, lançou o Edital de Seleção de Projetos do Programa Sementes do Rio Doce, que visa promover inovação e desenvolvimento socioeconômico nos municípios impactados pelo desastre ambiental de Mariana, em Minas Gerais, em 2015. O programa, liderado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), destina R$ 7,6 milhões para apoiar 50 projetos em fase de ideação ou operação.

    Cada projeto receberá um aporte de R$ 100 mil não reembolsáveis, além de um robusto programa de aceleração e mentorias especializadas, promovido pela IEBT Innovation, com duração de seis meses. As inscrições seguem até o dia 22 de fevereiro, por meio do site secti.es.gov.br/editais-abertos.

    Podem participar do edital pessoas físicas que possuem uma ideia validada e pessoas jurídicas de direito privado (startups), nascentes e em fase de ideação, operação, tração ou escala, com projetos promissores ligados a pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras para aplicação nas cidades contempladas pelo programa: Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus e Serra. 

    Os principais desafios mapeados para essas cidades, identificados por meio de um estudo diagnóstico, estão detalhados no edital e divididos por município, servindo como base para orientar as soluções inovadoras a serem desenvolvidas. Entre eles, estão infraestrutura rural e estradas vicinais, agroecologia e sustentabilidade, segurança alimentar e estruturação de comercialização de produtos locais, poluição, saúde pública, saneamento básico, qualificação de mão de obra, promoção de igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher.

    Os participantes também vão receber mentorias especializadas, formação e capacitação, com o objetivo de desenvolver novas habilidades e conhecimentos específicos, que são essenciais para o sucesso das empresas aceleradas, incluindo habilidades de liderança, gestão, comunicação, marketing, vendas e finanças.

    O lançamento do edital foi realizado na Associação dos Empresários da Serra (ASES), município da Serra, na última quinta-feira, 23 de janeiro, e contou com a presença de lideranças políticas, gestores municipais, especialistas, startups e representantes do setor empresarial.

    CRONOGRAMA DO EDITAL

    • Período de inscrições: até 22/2, pelo site secti.es.gov.br/editais-abertos;
    • Fase 1 – Homologação das startups habilitadas: até 28/2;
    • Fase 2 – Avaliações das propostas: 5/3 a 14/3;
    • Fase 3 – Entrevistas: 17/3 a 21/3;
    • Resultado preliminar: 24/3;
    • Prazo para submissão de recursos administrativos: 25/3 a 31/3;
    • Resultado final: 1/4;
    • Prazo para constituição da empresa e inserção de documentos para a contratação na Plataforma do SigFapes: 11/4;
    • Contratação dos projetos: Até 18/4;
    • Início da aceleração: 21/4;
    • Período de aceleração: 21/4 a 21/10;
    • O encerramento da aceleração será marcado com o “Demo Day”, evento em que as startups capixabas também poderão demonstrar seu progresso na jornada.

    edital Fapes Secti startups
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