Um estudo realizado pela Association for Private Capital Investment in Latin America (Lavca) classificou Vitória, pela primeira vez, no top 10 do ranking dos principais hubs emergentes de tecnologia da América Latina, ficando à frente de polos como Blumenau, Porto Alegre e Brasília. A lista é liderada por Florianópolis, Rio de Janeiro e Lima, no Peru. O estudo leva em conta cidades fora dos grandes centros (São Paulo, Cidade do México, Santiago, Bogotá e Buenos Aires) com o maior número de novas startups financiadas por venture capital desde 2022.
De acordo com o levantamento, 12 empresas com sede em Vitória receberam recursos de venture capital de 2022 até o primeiro semestre de 2024. Com o resultado, a capital capixaba figurou na 10º posição da lista, ficando à frente de cidades como Blumenau, Porto Alegre, Brasília, Recife e Campinas. Os detalhes do estudo podem ser conferidos aqui.

Fonte: Lavca
Vitória estreia no ranking dos principais hubs emergentes de tecnologia da América Latina juntamente com Brasília, Campinas, Blumenau e Rosário (Argentina). A lista que aponta como a inovação se expande além dos principais centros tecnológicos conta ainda com outras 14 cidades latino-americanas que já figuraram no ranking anteriormente, como Florianópolis, Rio de Janeiro, Lima, Belo Horizonte e Curitiba.
A parcela de novas startups apoiadas por venture capital com sede fora dos centros tecnológicos tradicionais foi de 25,5% em 2024, um crescimento de 4,8 pontos percentuais na comparação com o ano anterior.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, explicou que os resultados são fruto da integração do setor produtivo com o ecossistema de inovação:
“Isso mostra que estamos com um trabalho certo, em um ambiente com um ecossistema produtivo e o ecossistema de inovação interagindo e dialogando intensamente com o poder público. Vitória é hoje a cidade que acolhe o empreendedor, que cuida do empreendedor e fortalece todo esse ecossistema de inovação”, pontuou o prefeito.