Foi prorrogado para o dia 9 de março o prazo de inscrições para o novo ciclo da jornada Catalisa ICT (Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica), programa realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com entidades do ecossistema nacional de inovação que tem como objetivo transformar pesquisas com potencial de inovação em soluções de impacto para a sociedade. O edital é voltado para mestres e doutores, com pesquisas concluídas ou em andamento, e que participem desde o primeiro ciclo do programa. Serão selecionadas cerca de 2 mil pesquisas com potencial de inovação, até 300 planos de inovação terão apoio e até 150 deeptechs serão atendidas.
O 2º Ciclo do Programa Catalisa ICT será organizado em três grandes etapas ao longo de 24 meses. O objetivo é conduzir pesquisas com potencial de inovação ao longo de um funil de seleção, que resultará na transformação dessas pesquisas em deeptechs e em sua inserção no mercado. As três etapas são:
- Etapa 1 – Mobilização do ecossistema de inovação e a sensibilização de pesquisadores e empreendedores para o programa. O objetivo é identificar e selecionar 2.000 pesquisas com alto potencial de inovação em todo o Brasil.
- Etapa 2 – As pesquisas selecionadas na fase anterior receberão suporte para desenvolver e validar seus planos de inovação. Serão implementadas as ações de aceleração junto aos potenciais empreendedores, envolvendo capacitação, mentoria, fomento a planos de inovação e aproximação com ambientes de inovação (incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos).
- Etapa 3 – As deeptechs selecionadas passarão por um processo intensivo de aceleração, recebendo apoio financeiro, técnico e de mercado. O objetivo é garantir que as soluções se tornem escaláveis e sustentáveis, conectando-as às indústrias e investidores.
Os proponentes deverão ter formação acadêmica, em nível de graduação ou pós-graduação stricto sensu, prioritariamente em uma das seguintes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Engenharias; Arquitetura e Urbanismo; Desenho Industrial.
A formação em outras áreas do conhecimento (Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes) poderá ser aceita, desde que, assim como nas demais formações, a pesquisa proposta tenha aplicação tecnológica, em uma das áreas de aplicação descritas.
Os projetos apresentados precisam ter aderência a pelo menos uma das áreas de aplicação:
- Saúde, Serviços de Saúde ou Médico/Hospitalares;
- Fármacos e Cosméticos; Agropecuária/Aquicultura;
- Sustentabilidade Socioambiental e Florestal;
- Equipamentos para Processos Industriais;
- Equipamentos para Processos em Serviços/Comércio/ Financeiro;
- Equipamentos Eletroeletrônicos;
- Logística/Transporte;
- Educação;
- Telecomunicação e infraestrutura de redes;
- Tecnologia de Informação e Comunicação (hardware/software);
- Tecnologia de Informação e Comunicação (somente software);
- Indústria de Alimentos e Bebidas;
- Indústria de Construção;
- Indústria Metal/Mecânica/Automobilística;
- Indústria Aeroespacial/Naval;
- Indústria Extrativa;
- Indústria de Petróleo, Gás e Energia;
- Indústria Química e Novos Materiais.
Serão selecionadas até 2 mil pesquisas com potencial de inovação em âmbito nacional para participação na primeira etapa, com base em pontuação a ser atribuída de acordo com os critérios classificatórios. Serão avaliados: potencial de impacto econômico, potencial de inovação, potencial de impacto socioambiental, viabilidade técnica e formação e trajetória do pesquisador.
Edital completo em CICLO 02 – PROGRAMA CATALISA ICT – EDITAL Etapa 01 – Mobilizar e Aprender_VF.pdf