O Espírito Santo será cenário de um evento inédito que pretende valorizar e dar voz aos negócios de impacto socioambiental do Estado: o Prêmio Impacta Espírito Santo. A iniciativa, realizada pela Ago Social e o Impact Hub Grande Vitória, será no dia 20 de fevereiro, às 18h, no auditório do Sebrae/ES. Os negócios de impacto interessados em concorrer ao prêmio podem realizar as inscrições por meio de formulário online até o dia 9 de fevereiro.
Voltado para fortalecer o ecossistema capixaba de negócios de impacto positivo socioambiental, o evento vai reunir empreendedores, especialistas, apoiadores e a comunidade para uma ação de aprendizado, inspiração e conexão. Os finalistas terão a chance de apresentar seus pitches durante o evento e receber capacitações, mentorias e o Selo de Finalista, reconhecendo a qualidade e o impacto das iniciativas.
O Prêmio Impacta Espírito Santo visa reconhecer e impulsionar iniciativas que geram impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, consolidando uma rede de apoio para negócios que transformam propósito em ação. Durante o evento, serão apresentados pitches de negócios selecionados, que receberão feedbacks de especialistas do setor, além de concorrer a premiações exclusivas.
Para Alexandre Amorim, CEO da Ago Social, escola de impacto socioambiental e realizadora do evento, a parceria com grandes atores em um evento que impulsiona negócios de impacto no ES é fundamental: “Nosso objetivo é dar visibilidade e força a iniciativas que já têm uma atuação relevante no território, alinhadas à nossa missão de fortalecer o impacto positivo”, contou Amorim.
Já a diretora-geral do Impact Hub Grande Vitória, Licia Mesquita, explicou que o prêmio reúne empreendedores, especialistas e apoiadores para impulsionar soluções inovadoras e transformar desafios socioambientais em oportunidades de crescimento sustentável. “Mais do que um reconhecimento, essa iniciativa catalisa a Economia de Impacto e amplia conexões estratégicas, criando um ambiente favorável para a transição econômica do Espírito Santo rumo a um futuro mais justo, sustentável e regenerativo”, expôs Mesquita.
Critérios para concorrer ao prêmio
Os negócios de impacto interessados em concorrer ao prêmio devem atender aos seguintes critérios:
- Serem pessoas jurídicas (empresas, cooperativas, OSCs, associações ou fundações) com CNPJ ativo e regular no Espírito Santo;
- Parte da receita anual ser oriunda da comercialização de produtos ou serviços;
- Realizarem solicitação de enquadramento como negócios de impacto junto ao Comitê Estadual de Fomento a Investimentos e Negócios de Impacto Socioambiental (Cenisa).
As inscrições de negócios estão abertas até o dia 9 de fevereiro de 2025 no formulário oficial do evento. Os finalistas terão a chance de apresentar seus pitches durante o evento e receber capacitações, mentorias e o Selo de Finalista, reconhecendo a qualidade e o impacto de suas iniciativas.
A primeira edição do prêmio conta com o apoio do Sebrae, Das Pretas, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Oppen Social e Impacta Mais, que compartilham a missão de impulsionar o desenvolvimento sustentável e apoiar negócios que atuam em prol de um impacto positivo.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo, Felipe Rigoni, a iniciativa celebra as ações inovadoras que buscam transformar a sociedade e cria espaços de conexões entre empreendedores, especialistas e comunidades. “Essa troca de experiências e conhecimentos é fundamental para fortalecer o ecossistema capixaba e incentivar a geração de soluções criativas para os desafios locais”, pontuou Rigoni.
SERVIÇO
Prêmio Impacta Espírito Santo
Quando: 20 de fevereiro, às 18h
Inscrições para concorrer ao prêmio: até 9 de fevereiro, via formulário oficial
Local: Sebrae/ES – R. Belmiro Rodrigues da Silva, 170 – Enseada do Suá, Vitória – ES
Evento gratuito sem inscrições prévias para o público