O programa público de aceleração de startups Sementes encerrou o período de inscrições, no último sábado, dia 15 de março, com 303 inscrições submetidas nas categorias Ideação (191 inscrições) e Operação (com 112 inscritos). O objetivo da iniciativa é promover inovação e desenvolvimento socioeconômico na região da Bacia do Rio Doce, com um investimento de mais de R$ 7 milhões. Os próximos passos são a homologação das startups, prevista até domingo, dia 23 de março, seguida pela fase de avaliação das propostas.
As inscrições recebidas abrangem diferentes municípios do Espírito Santo, evidenciando a relevância do programa para o fortalecimento do ecossistema de inovação regional. Os municípios com maior número de propostas submetidas foram Colatina (53), Linhares (26), Serra (25), Marilândia (21) e São Mateus (19). Além disso, 104 projetos foram cadastrados em Temática Aberta, demonstrando a diversidade de soluções inovadoras propostas. As inscrições ultrapassaram fronteiras e contaram com a participação de empreendedores de 12 estados brasileiros.
De acordo com a coordenadora do programa, Jamylly Caran, o número de participantes reflete a ampla divulgação e mobilização realizadas nas cidades desde o último ano, quando o programa começou a conquistar o interesse e engajamento de empreendedores de todo o Estado. “A comunicação estratégica e a presença ativa da equipe em diversas localidades foram fundamentais para atingir um público diverso, consolidando o Sementes como uma referência no fomento à inovação e ao empreendedorismo”, enfatizou Jamylly.
Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, o engajamento no edital mostra que, com apoio e incentivo, a população interage com talento e vontade de fazer a diferença. “Seguimos firmes no propósito de fortalecer o desenvolvimento sustentável da região da Bacia do Rio Doce, garantindo que cada ideia plantada hoje se torne um fruto de prosperidade para o futuro”, destacou o secretário.
Próximos passos
Agora, os participantes avançam para as próximas etapas do processo seletivo. O cronograma do programa prevê a homologação das startups habilitadas até este domingo (23), seguida pela fase de avaliação das propostas entre a próxima segunda-feira (24) e o dia 2 de abril. As entrevistas acontecerão entre 3 e 11 de abril e o resultado preliminar será divulgado em 14 de abril. Após o prazo para submissão de recursos administrativos (15 a 20/04), a previsão é que o resultado final seja publicado em 23/04.
Em seguida, as startups selecionadas deverão constituir suas empresas e inserir documentos para contratação até 2 de maio, com a formalização dos contratos prevista para até 9/5. O programa inicia sua fase de aceleração no dia 12 de maio, com duração até 12 de novembro.
O Sementes é liderado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e vai atuar nos municípios de Colatina, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus, Aracruz e Serra. Para mais informações sobre as próximas fases, acompanhe as atualizações no Instagram @sementesdoriodoce.