O esquenta para o maior evento de inovação do Espírito Santo já começou. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) lançou, durante o Startup Day, o edital do Programa de Startups do ESX 2025. A iniciativa visa selecionar 300 startups de todo o Brasil, que serão beneficiadas com capacitações, mentorias, exposição em um dos dias do ESX, além da oportunidade de serem escolhidas para participar de rodadas com investidores. O ESX 2025 será realizado nos dias 10, 11 e 12 de julho, na Praça do Papa.
O edital busca fortalecer o ecossistema de inovação, fomentar a conexão com investidores, a promoção de negócios e a troca de conhecimentos entre os participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 11 de maio pela Plataforma Sebrae Startups.
O cadastro na plataforma permite que a startup tenha acesso a alguns benefícios e seja divulgada na Vitrine Sebrae Startups. Uma vez realizado o cadastro, a startup será avaliada por uma banca em quesitos como Modelo de Negócios, Solução, Alcance de Mercado e Capacidade Executora.
Realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização do governo do Estado e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), o evento tem público esperado para a próxima edição de mais de 20 mil visitantes nos três dias.
Oportunidades de rodada de negócios com investidores
A edição deste ano do ESX apresenta alguns diferenciais em seu formato, como adiantou o diretor técnico do Sebrae/ES, Eurípedes Pedrinha.
“Entre as novidades do ano está a ampliação do foco em negócios, em capacitação e em integração. E, exatamente por conta desse direcionamento maior que daremos aos negócios, optamos também por alterar os horários e os dias de realização do evento, que passa a ocorrer de quinta a sábado, com abertura ao público em geral a partir das 13h”, explicou.
Isso porque as manhãs do ESX serão reservadas à realização de atividades exclusivas para as startups selecionadas pelo edital, como integrações entre startups e investidores, rodadas de negócios, capacitações, integrações entre ecossistemas e Ambientes Promotores da Inovação, públicos segmentados e ações de patrocinadores.
“Ao trazer a possibilidade de aproximação, de integração e de alinhamento entre esses públicos, o evento abre a oportunidade para que eles vejam e possam ser vistos. Com isso, é possível reforçar laços e parcerias entre eles, bem como as chances de se reconhecerem nesse processo e, também, de se sentirem reconhecidos”, ressaltou.
A gestora do projeto de startups do Sebrae/ES, Isabella Calmon, reforçou que a rodada de negócios ocorrerá em dois dias e irá colocar as startups em contato com mais de 10 investidores. “Os valores que os fundos de investimentos têm à disposição para investir nas startups selecionadas pelo edital chegam a R$ 1 milhão”, revelou.
O ESX mantém o perfil de festival, voltado a despertar o interesse de todos aqueles que têm vontade de conhecer mais sobre inovação, e assim atrair e envolver a sociedade no assunto. “Nosso intuito é pautar a inovação e movimentar esse mercado tão amplo e cheio de possibilidades. Nosso objetivo é que o ESX seja o gatilho para ativar a inovação em mais frentes de negócio, a exemplo do próprio varejo, que vem se transformando em alta velocidade e precisa de atenção”, pontuou o diretor técnico Eurípedes Pedrinha.