O Espírito Santo vai ganhar o primeiro Parque Tecnológico para gerar valor e promover o ecossistema de inovação capixaba. Localizado na Cidade da Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), em Vitória, o parque será um hub de inovação que vai abrigar a cadeia produtiva: empresas, academia, startups, centros de pesquisa, entre outros.
O projeto foi contemplado em 1º lugar no resultado preliminar de análise de mérito da chamada pública “Parques Tecnológicos – 01/2024”, lançada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com o aporte de mais de R$ 11 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
De acordo com o professor e pesquisador do Ifes e coordenador-geral da proposta contemplada no edital da Finep, Douglas Almonfrey, com a integração da cadeia produtiva, o parque trará geração de valor para a comunidade científica, acadêmica e empreendedora do Espírito Santo.
“O Parque Tecnológico é um construtor de pontes que visa conectar as estruturas que o Espírito Santo possui, dando a elas infraestrutura física e uma camada adicional de governança para inovarem e comercializarem as inovações”, pontuou.
Sobre o funcionamento da Cidade da Inovação como Parque Tecnológico, Douglas Almonfrey explicou que o parque, atualmente, se encontra em fase de implantação. “O recurso do Funcitec/MCI ajudou a chegarmos a esse estágio. Uma vez recebido o recurso da Finep, o Parque dará, de imediato, o pontapé inicial para a entrada em operação.”
Em abril de 2023, o governo do Estado, por meio da Fapes e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), anunciou investimento de mais de R$ 5 milhões na criação da Cidade da Inovação, localizada no bairro Jardim da Penha, na capital capixaba. O projeto, que já vislumbrava se tornar um parque tecnológico, viabiliza ações inovadoras e de desenvolvimento econômico e social no plano regional e estadual. O recurso investido foi do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia – Mobilização Capixaba pela Inovação (Funcitec/MCI).
Parque Tecnológico e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia
De acordo com o edital da Finep, parque tecnológico é um complexo planejado de desenvolvimento empresarial e tecnológico, promotor da cultura de inovação, da competitividade industrial, da capacitação empresarial e da promoção de sinergias em atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e de inovação, entre empresas e uma ou mais ICTs, com ou sem vínculo entre si.
Além do Parque Tecnológico Cidade da Inovação (PTCI), outras novidades foram anunciadas nas últimas semanas para as áreas da Ciência, Tecnologia, Inovação (CT&I) e Extensão do Espírito Santo. Em março foi divulgado pelo Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) que o Estado terá o 1º Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), sediado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.
Fonte: Comunicação Fapes