Tem início nesta sexta-feira, 23 de maio, o Startup Weekend Turistech em São Mateus. O evento internacional se estende pelos dias 24 e 25 de maio, no Bússola Hub, onde empreendedores, estudantes e profissionais de diferentes áreas vão unir tecnologia, sustentabilidade e criatividade para impulsionar o turismo na região Norte do Estado. Os ingressos para participar do evento estão esgotados.
Serão 54 horas intensas em que os participantes vão identificar problemas reais, formar equipes, validar as ideias e desenvolver soluções do zero, com o apoio de mentores e ferramentas em oficinas práticas. No último dia de evento, os grupos vão apresentar as soluções para uma banca de jurados, responsáveis por avaliar os projetos com base em critérios como inovação, execução e potencial de mercado.
O objetivo da temática focada no setor de turismo é provocar ideias que conectem visitantes e moradores de forma mais inteligente, fortaleçam os negócios locais e tragam novas possibilidades para quem vive ou empreende na região, desenvolvendo novas plataformas, redes de experiências ou soluções para o dia a dia do turismo, que inspire mudanças reais e duradouras.
Confira a programação do evento

O evento é realizado pelo Bússola Hub em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), com apoio do ecossistema de inovação local.
Como surgiu o Startup Weekend
O evento que hoje acontece no mundo todo começou de forma simples, em 2007, nos Estados Unidos. A ideia era reunir pessoas com perfis diferentes para criar, em apenas um fim de semana, o esboço de uma startup. O formato deu certo e, rapidamente, começou a se espalhar por várias cidades, sempre com o mesmo propósito: tirar ideias do papel de forma colaborativa e prática.
Com o tempo, o evento ganhou força e passou a ser apoiado pela Techstars, uma das maiores aceleradoras de startups do mundo. Desde então, o Startup Weekend já chegou a mais de 150 países e impactou milhares de pessoas que viveram, muitas vezes pela primeira vez, a experiência de empreender. A proposta é simples: aprender fazendo, conectar talentos e estimular soluções inovadoras para os desafios do nosso tempo.