Vitória ganhou um espaço dedicado à inovação urbana e ao desenvolvimento de soluções para os desafios das cidades. O Laboratório Urbano Vivo de Vitória (LUV) é uma iniciativa da Prefeitura em parceria com o Instituto Ikone Liga Social Global, Organização da Sociedade Civil (OSC) com atuação reconhecida em inovação e desenvolvimento sustentável. O projeto tem como objetivo transformar a capital capixaba em um polo de experimentação, cocriação e implementação de ideias voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população.
Voltado a empreendedores, pesquisadores, gestores públicos e à sociedade civil, o LUV oferece um ambiente para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes e sustentáveis. O espaço foi lançado oficialmente com uma edição do programa Sandbox da capital e funcionará na sede da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV).
Para o diretor do Laboratório Urbano Vivo, Caio Scheidegger, o LUV representa um marco transformador na forma como a cidade lida com os desafios urbanos.
“Criamos um ambiente de experimentação onde todos podem testar e desenvolver tecnologias e políticas em contextos reais, com o cidadão em primeiro lugar. A proposta é transformar sonhos e desafios complexos em resultados concretos”, afirmou.
Scheidegger destacou ainda que o laboratório atuará em cinco eixos estratégicos, que vão desde soluções baseadas na natureza até a transformação urbana: “Funcionamos com metodologias de inovação aberta e as melhores práticas jurídicas e tecnológicas. Mapeamos oportunidades, ouvimos os gestores e a população e apoiamos o município na escolha de temas e instrumentos de inovação para resolver os problemas da cidade”, completou.
Ranking Connected Smart Cities
A criação do LUV é parte de uma estratégia mais ampla da capital para se consolidar como referência nacional em inovação urbana. A capital do Espírito Santo foi eleita, em 2024, a segunda cidade mais inteligente do Brasil, segundo a 10ª edição do Ranking Connected Smart Cities, realizado pela Urban Systems em parceria com a Necta.
“Esse novo projeto estabelece um espaço para o desenvolvimento de soluções criativas, práticas e escaláveis para os desafios urbanos, que beneficiem toda a população. Reforçamos nosso compromisso com a transformação urbana sustentável, a promoção da transparência e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini. A meta, segundo ele, é alcançar o primeiro lugar no ranking e consolidar Vitória como modelo de cidade inovadora no País.
O secretário municipal de Gestão e Planejamento, Regis Mattos, também destacou o papel do laboratório como promotor da Inovação Aberta na administração municipal, colocando a cidade como cenário real para testes e desenvolvimento de políticas públicas inovadoras.
Durante o evento de inauguração, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica com o Porto Digital, um dos principais polos de inovação do País, e lançado oficialmente o Sandbox Regulatório de Vitória. “O Sandbox faz parte de uma estratégia de abrir o município para a inovação, com foco em soluções reais”, explicou Caio Scheidegger.

Espaço aberto para cocriação e transformação
O Laboratório Urbano Vivo foi concebido para atuar como um ambiente de testes, pesquisas e colaboração entre diferentes setores: governo, empresas, universidades e sociedade civil. Com isso, busca promover iniciativas em áreas como sustentabilidade, mobilidade, inclusão social, transformação digital, educação, habitação, segurança pública, turismo e muito mais.
Com modelo de governança colaborativa, o LUV será orientado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e visa fomentar projetos por meio de concursos, chamadas públicas e programas de incubação.
A assinatura do termo de parceria com o Instituto Ikone foi resultado de chamamento público realizado pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Seges).
“O laboratório é mais do que um projeto: é um convite à transformação. Este é o momento para quem deseja criar soluções urbanas reais, conectar-se com uma rede diversa e criativa e contribuir para que Vitória brilhe como referência nacional em inovação urbana”, concluiu o diretor do Laboratório Urbano Vivo, Caio Scheidegger.
Lançamento
O Laboratório Urbano Vivo foi lançado em junho de 2024. Em dezembro do mesmo ano, foi assinado o termo de cooperação com a empresa Ikone e, na manhã da última quarta-feira, 30 de abril, foi realizado o lançamento do espaço físico do LUV. O laboratório utilizará um modelo de governança colaborativa com a participação tanto de uma equipe de especialistas, como também representantes da sociedade.
Segundo o diretor do LUV, a proposta do Sandbox é oferecer um ambiente seguro do ponto de vista jurídico para testar novas ideias com impacto direto na vida do cidadão:
“O Sandbox faz parte de uma estratégia de abrir o município de Vitória para a inovação, com foco em soluções. A oportunidade que estamos trazendo com este projeto, em parceria com a prefeitura e a Secretaria de Gestão e Planejamento (Seges), é gerar segurança jurídica e oportunidades de inovação e experimentação voltadas para o cidadão”, concluiu Caio Scheidegger.