WhitepaperDocs
    Facebook Instagram LinkedIn
    Instagram LinkedIn WhatsApp
    WhitepaperDocsWhitepaperDocs
    • Home
    • Inovação
    • Colaboração
    • Diversidade
    • Empreendedorismo
    • WhitePapers
    • Outros temas
      • Tendências
      • Novas
      • Artigos
      • Entrevistas
      • Editorial
      • Sobre Nós
    WhitepaperDocs
    Início » Assistente virtual da Ales chega a 3 mil atendimentos por mês
    Inovação

    Assistente virtual da Ales chega a 3 mil atendimentos por mês

    Por Redação WHPPR6 de agosto de 2021Leitura de 2 minutos
    Facebook LinkedIn WhatsApp
    Comp.
    Facebook LinkedIn WhatsApp

    A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) é pioneira no setor público a implementar um serviço de atendimento via assistente virtual. Ela traz para esse segmento uma tendência que cresce exponencialmente no mercado para facilitar a comunicação entre empresas e consumidores por meio da inteligência artificial: o número de chatbots no Brasil subiu de 8 mil, em 2017, para 101 mil em 2021, segundo o banco de dados Statista.

    E a aposta na ferramenta já mostra sucesso nos resultados. A Alesinha, como foi batizada a assistente virtual, chegou a uma média de 3 mil atendimentos por mês, com aprovação de 97% e uma capacidade muito rápida de entrega de informações. Implementada em 2020, a ideia inicial era atender os funcionários da Casa, mas expandiu sua atuação para a população.

    O objetivo é democratizar o acesso à informação com transparência e agilidade, reduzindo a burocracia e o tempo de espera na consulta de dados públicos.

    Com interações desenvolvidas a partir de informações retiradas de 10 bancos de dados relacionados às atividades do poder Legislativo do Espírito Santo, a Alesinha responde a perguntas sobre gastos dos deputados estaduais, legislações aprovadas e em tramitação, pautas do dia, funcionários da Ales, licitações, projetos de lei e link para ouvidoria e reclamações. O robô também faz agendamento de serviços presenciais, como emissão de RG.

    A ferramenta foi desenvolvida pelo setor de Tecnologia da Informação da Ales em parceria com a empresa de segurança da informação e inteligência artificial Intelliway e pode ser acessada a partir do site da Assembleia Legislativa do Espírito Santo ou do Telegram. Nos próximos 12 meses, a população capixaba poderá interagir com a Alesinha também via WhatsApp e o serviço ganhará novas ferramentas, como um recurso para que as pessoas tirem dúvidas sobre temas abordados nas discussões da plenária da Ales.

    Segundo explicou o diretor de TI da Ales, Dorimar Mandatto, em entrevista à Forbes, os áudios das discussões serão transcritos e armazenados no sistema que abastece a inteligência artificial.

    “Nossa proposta é que a Alesinha faça uma busca completa nas bases de dados da assembleia, uma leitura imediata e disponibilize qualquer informação que a população deseja saber.”

    Dorimar Mandatto – Diretor de TI da Ales

    Compartilhar. Facebook LinkedIn WhatsApp
    Artigo anteriorPuro prazer e bons negócios
    Próximo artigo Fapes seleciona novos membros para as Câmaras de Assessoramento

    Postagens relacionadas

    Estudantes capixabas podem participar de competição sobre empreendedorismo e tecnologia
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9691.mp3?cb=1749148718.mp3

    5 de junho de 2025

    Governo do Estado lança edital com recursos de R$ 3 milhões para apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9686.mp3?cb=1749044010.mp3

    4 de junho de 2025

    Tecnova III: Fapes abre chamada para cadastro de empresas ou instituições especializadas em internacionalização de startups
    http://whitepaperdocs.com.br/wp-content/uploads/speaker/post-9683.mp3?cb=1748640166.mp3

    30 de maio de 2025
    Posts recentes
    • Estudantes capixabas podem participar de competição sobre empreendedorismo e tecnologia
    • Governo do Estado lança edital com recursos de R$ 3 milhões para apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica
    • Tecnova III: Fapes abre chamada para cadastro de empresas ou instituições especializadas em internacionalização de startups
    • Alunos de Cachoeiro de Itapemirim vencem campeonato internacional de robótica no México
    • Startup do RS vai usar inteligência artificial para identificar ligações irregulares de energia no Espírito Santo
    Tags
    aceleração ArcelorMittal Bandes Base 27 capacitação Diversidade Economia Criativa ecossistema de inovação edital EDP Empreendedorismo ESG ESX ESX 2023 Fapes Feira do Empreendedor Findes FindesLab Finep Governo ES Ifes inovação Inteligência Artificial investimento Marketing Digital MCI MEI mentoria networking ONU pesquisa Sebrae SebraeES Secti Seedes Senac-ES Senai ES Startup Experience ESX startups Suzano tecnologia TecVitória tendência Ufes Vale
    Sobre nós


    O Whitepaper Docs é um espaço para falar sobre inovação, colaboração e diversidade. Uma página em branco onde iremos abordar causas, efeitos e soluções, pensar e discutir esse momento que vivemos, que tem como principal característica a mudança.

    Bem-vindo ao Whitepaper Docs.

    --
    Política de Privacidade

    Navegação
    • Inovação
    • Colaboração
    • Diversidade
    • Empreendedorismo
    • Whitepapers
    • Tendências
    • Novas
    • Artigos
    • Entrevistas
    • Editorial
    Contato
    Rua Henrique Novaes, 88 - Ed. Chamboard, sala 605 - Centro, Vitória-ES | contato@whitepaperdocs.com | +55 27 98871 2224

    Assine a nossa newsletter!
    Instagram LinkedIn WhatsApp
    Copyright © 2025 WhitepaperDocs. Todos os direitos reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.