Por Andressa Antunes, participante da oficina de Jornalismo Innovation Writing, realizada pelo WhitepaperDocs em parceria com Sebrae-ES, Sicoob e Hub Fucape.
Com o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica e inovadora, soluções são constantemente criadas e usadas em conjunto para simplificar e otimizar processos em grandes corporações. Entretanto, conectar e integrar esses diferentes sistemas pode se tornar um desafio. Foi neste contexto em que a SenseUp Technology surgiu: fruto de pesquisas realizadas pelos seus sócios fundadores Sérgio Teixeira e Isaac Pereira, a startup oferece novo modelo de negócios com uma arquitetura que permite flexibilidade, escalabilidade, segurança, agilidade, suporte e liberdade para criar e integrar seus próprios aplicativos IoT ou sistemas corporativos.
Em outras palavras, a SenseUp atua como uma ferramenta para que profissionais de tecnologia e de negócio possam desenvolver, configurar, gerenciar e monitorar integrações de dados em poucos minutos — e entre qualquer tipo de sistema. Desta forma, o cliente escolhe e decide o que deseja através deste novo conceito e a startup atua com a garantia de um suporte especializado.
O projeto teve início em 2019, após a participação dos sócios em um desafio de inovação aberta através do FindesLab. Selecionados para atuar na Vale para solucionar um problema apresentado pela empresa, os empresários perceberam que poderiam pivotar o projeto e oferecer soluções ainda mais eficientes.
“Fomos selecionados para desenvolver um desafio da Vale, recebemos um aporte e começamos a desenvolver o projeto. Durante o processo, identificamos lá na Vale uma demanda mais ampla e crítica e então passamos a resolvê-la. A partir daí nasceu essa ideia de integração ponta a ponta, um ambiente gráfico e visual que permite em minutos a construção de integrações com testes e monitoramento”, conta Sérgio Teixeira, sócio-fundador.

Conheça os serviços oferecidos pela SenseUp
Plataforma de hardware
Plataforma de hardware no modelo PAAS (Platform as a service), com possibilidade de customizar os componentes de hardware de acordo com as necessidades do cliente, com liberdade para criar e integrar suas aplicações ou sistemas;
Plataforma de hardware + suporte especializado
Plataforma de hardware no modelo PAAS para receber dados diretamente na aplicação, sem preocupações com os aspectos de menor nível (programação de firmware e conectividade), obtendo assessoramento e suporte especializado;
Solução como serviço para seu aplicativo
A solução como serviço no modelo SAAS (Software as a Service), recebendo dados da plataforma de nuvem SenseUp diretamente na aplicação;
Solução de IoT ponta a ponta
A solução como uma aplicação IoT ponta a ponta para monitorar, controlar e automatizar produtos, suprimentos, ambiente, equipamentos ou processos de negócios;
SenseUp-eHub
O SenseUp Enterprise Hub (SenseUp-eHub), é uma plataforma Lowcode de processamento de dados, análise e integração por meio de interfaces padronizadas que permitem coletar, receber, processar e integrar fluxos de dados de diferentes fontes e destinos.
A SenseUp é uma das startups em destaque no ESX – Espírito Santo Innovation Experience, maior evento de inovação do Estado, que está sendo realizado até domingo (5), na Praça do Papa, com entrada gratuita.
STARTUPS CAPIXABAS
Projeto: SenseUp
O que faz: Plataforma lowcode de orquestração e inteligência de dados
Sócios: Sérgio Teixeira e Isaac Pereira
Sede: Espírito Santo
Início das atividades: 2019
Redes sociais: @senseupme
Contato: https://senseup.tech/